Enunciado

A adição de 5g de um composto a 250g de naftaleno provocou um abaixamento crioscópico de 0,780 K. Calcule a massa molar do composto.

Passo 1

Fala jovenzito, tudo na paz?

O exercício gostaria de saber a massa molar de um dado composto. Conhecemos desse composto sua quantidade, mas também sabemos que ele é adicionado ao n a f t a l e n o

O exercício também fala sobre abaixamento crioscópico que basicamente é quando abaixamos o ponto de fusão de um composto pela adição de outro composto (geralmente não volátil).

A constante criscópica do n a f t a l e n o é um valor tabelado de K r = 6,94   K . k g / m o l

A massa molar do composto pode ser calculada usando a relação:

M B = m B n B

Para saber o numero de mols:

n B = M . b B

Se:

b B = ∆ T / K r

Unindo termos em comum, teremos que:

M B = m B . K r m C C l 4 . ∆ T

Agora, podemos calcular!

Passo 2

Se sabemos que:

K r = 6,94   K . k g / m o l

m B = 5 g

m n a f t = 2 50 g = 0 , 2 5 k g

∆ T = 0,78 K

Aplicando na fórmula teremos:

M B = m B . K r m C C l 4 . ∆ T

M B = 5 g . 6,94   K . k g / m o l 0 , 2 5   k g .   0,78 K

M B = 178   g / m o l

Ufa, terminamos!

Resposta

M B = 178   g / m o l

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dois compostos moleculares desconhecidos estão sendo estudados. Uma solução que contém 5,00g do composto A em 100g de água congelou em uma temperatura inferior ao ponto de congelamento de uma solução
Quando 1,32g de um soluto apolar dissolveu em 50,0g de fenol, o ponto de congelamento deste último abaixou 1,454°C. Calcule a massa molar do soluto.
Dois compostos moleculares desconhecidos estão sendo estudados. O composto C é molecular e o composto D se ioniza completamente em soluções em água diluídas. Uma solução que contém 0,30g do composto C
Uma solução 0,124 m em CCl3COOH(aq) tem ponto de congelamento igual a -0,423°C. Qual a percentagem de desprotonação do ácido?
Determine o ponto de congelamento de uma solução em água de 0,10mol/kg de um eletrólito fraco que está 7,5% dissociado em dois íons.