Enunciado

Alguns polímeros podem formar mesofases cristalinas líquidas com propriedades físicas incomuns. Por exemplo, o Kevlar (3) cristalino líquido é resistente o suficiente para ter sido escolhido como material para coletes à prova de balas, sendo estável em temperaturas de até 600 K. Que interações moleculares contribuem para a formação, estabilidade térmica e resistência mecânica da mesofase cristalina líquida do Kevlar?

Passo 1

Opaaaaa, gente!!!Bora que bora resolver esse problema aplicado?

Kevlar é uma amida poliaromática. Os grupos fenil dão uma aromaticidade a estrutura e além disso vão também conceder uma estrutura rígida e planar. O grupo amida é esperado que sirva como uma ligação peptídica que conecta os resíduos de aminoácido com as moléculas de proteína. Esse grupo também é planar uma vez que sua ressonância produz um caráter de ligação dupla parcial entre o carbono e o átomo de nitrogênio. Associado a isso também a gente terá uma barreira de energia significativa prevenindo a rotação livre na ligação C-N. Os dois grupos fenil (SÃO VOLUMOSOSO PRA CARAMBA) nas pontas do grupo amida são trans porque o impedimento estérico faz com que a conformação cis seja inviável.

Passo 2

A planicidade da molécula de Kevlar torna possível algumas forças de interação a serem consideradas: Van der Waals como interação entre moléculas adjacentes e fortes ligações de hidrogênio entre os grupos amidas e as moléculas adjacentes. Essas ligações criam uma alta estabilidade térmica nesse polímero e uma força/resistência mecânica muito acentuada. Se liga nas forças que estão atuando na figurinha a seguir.

Kevlar é capaz de absorver também uma grande quantidade de energia, como energia cinética de uma bala ejetada de uma arma.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use o diagrama de fases do Carbono, do exercício 9.16 para (a) Descrever as transições de fase que o carbono experimentaria se fosse comprimido, em temperatura de 2000K de 100 atm até 1x 106 atm; (b)
Use o diagrama de fases do Carbono, mostrado a seguir indica as condições extremas necessárias para formar diamantes a partir da grafita. (a) Em 2000 K, qual a pressão mínima necessária para que a gra
Uma substância nova, desenvolvida em laboratório, tem as seguintes propriedades: ponto de fusão normal, 83,7 °C; ponto de ebulição 177°C; ponto triplo, 200 Torr e 38,6°C. (a) Esboce o diagrama de fase
Use a Figura 9.7 para predizer o estado de uma amostra de CO2 nas seguintes condições: a) 6 atm, -80°C; b) 1 atm, -56°C; c) 80 atm, 25°C; d) 5,1 atm, -56°C.
O aparelho do Exercício 9.110 foi novamente evacuado. Em seguida, 35,0 g de clorofórmio, C H C l 3 , são colocados no balão A e 35,0 g de acetona, C H 3 C O C H 3 , no balão B. O sistema entra em equi