Enunciado

Use o diagrama de fases do Carbono, mostrado a seguir indica as condições extremas necessárias para formar diamantes a partir da grafita. (a) Em 2000 K, qual a pressão mínima necessária para que a grafita se transforme em diamante? (b) Qual é a temperatura mínima na qual o carbono líquido pode existir a pressões abaixo de 10000 atm? (c) Em que pressão a grafita se funde a 3000 K?

Passo 1

Podemos fazer o item a com auxílio de uma régua. Traçar uma reta quando a temperatura for 2000 K. até interceptar a linha entre o diamante e a grafita.

Teremos uma pressão aproximadamente 6 GPa, se traçarmos outra horizontal neste ponto de cruzamento.

Portanto, esta é a pressão mínima que o fenômeno ocorre.

Passo 2

Vamos usar a linha de apoio de 10000 atm. Ele nos pede a temeratura mínima que o crbono líquido pode existir em pressões abaixo dessa pressão. Pelo gráfico, temos aproximadamente esta região:

Esse valor, se aproximarmos com o auxílio de um escalímetro ou régua é de 41250 K.

Passo 3

Em que pressão a grafita se funde a 3000 K?

Primeiro, lembrando que fundir é o fenômeno onde uma substância passa do estado sólido para o líquido. Ou seja, em qual pressão a grafita se transforma em líquido, considerando a temperatura de 3000 K.

Subindo uma reta, acharemos um ponto triplo dessa interceção.

Observamos, que se seguirmos a linha azul, não temos uma interseção dela com a curva dos líquidos, portanto, é termodinamicamente impossível a fusão da grafita na temperatura de 3000 K, independente da pressão.

Resposta

(a) 6 GPa

(b) 41250 K

(c) O fenômeno não ocorre nesta temperatura.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A figura 6.40 reproduz o diagrama de fases do sistema prata e estanho. Identifique cada região e descreva o que acontece quando se resfriam os líquidos com as composições aeb até a temperatura de 200
No diagrama de fases da figura 6.41, assinale a característica que mostra uma fusão incongruente. Qual a composição do eutético e em que temperatura o eutético se funde?
A figura 6.43 reproduz o diagrama de fase, levantado experimentalmente, da solução do hexano e heptano, cujo comportamento é quase ideal. (a) Identifique as fases presentes em cada região do diagrama.
No diagrama de fases da Fig. 6.42, assinale a característica que mostra uma fusão incongruente. Qual a composição do eutético e em que temperatura o eutético se funde?
Como diagrama de fases da figura 6.40, dê (a) a solubilidade da A g no S n a 800 ° C ; (b) A solubilidade do A g 3 S n na A g a 460 ° C ; e (c) a solubilidade do A g 3 S n na A g a 300 ° C .