Enunciado

Arranje os compostos seguintes na ordem de ponto de ebulição crescente: CH3CH2CH2CH2CH3,CH3CH2CH(CH3)2,C(CH3)4. Explique sua escolha.

Passo 1

A temperatura de ebulição é a quantidade de energia necessária para a substância passar do líquido para o gasoso. Para essa mudança acontecer é necessário que as moléculas que compõem a substância fiquem cada vez mais livres uma das outras, para que elas possam agitar livremente. Uma das coisas que mais impede essa movimentação são as forças intermoleculares (inter = entre, portanto, entre moléculas), que as mantém ligadas umas nas outras.

Bom, essas forças variam dependendo da característica das moléculas:

  • Moléculas menos ramificadas tem forças intermoleculares maiores - como menos ramificações elas têm maior superfície de contato entre elas, ficando mais próximas
  • O mesmo acontece com cadeia mais longas.

Passo 2

Agora que sabemos o que dificulta o ponto de ebulição, vamos ver a estrutura das moléculas abaixo

  • Como a C(CH3)4 tem a menor cadeia e é a mais ramificada ela será a que tem o ponto de ebulição menor entre as três.
  • A CH3CH2CH(CH3)CH3 já tem uma cadeia maior, mas ainda tem ramificação, desse modo ela tem um ponto de ebulição intermediário
  • A CH3CH2CH2CH2CH3 tem a cadeia mais longa e não possui ramificações, possui uma grande superfície de contato = forças intermoleculares maiores.

C(CH3)4

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva a reação balanceada da produção do bromo-ciclo-hexano com etóxido de sódio em etanol. Dê as fórmulas estruturais dos reagentes e dos produtos. Qual é o nome dado a esse tipo de reação?
Dê as estruturas do cis-1,2-dicloro-propeno e do trans-1,2-dicloro-propeno. Qual dessas moléculas é polar?
Quantos produtos diferentes, com um anel de três átomos de carbono, são possíveis na reação entre cloro e ciclo-propano? Algum desses produtos tem isomeria óptica?
Escreva a reação balanceada da produção de 2,3-dibromo-butano a partir do 2-butino. Qual é o nome dado a esse tipo de reação?
Use os dados disponíveis no apêndice 2A para escrever as reações balanceadas e calcular o calor liberado (a) 1,00 mol (b) 1,00 g de cada um dos seguintes compostos queima em excesso de oxigênio: propa