Enunciado

Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação NO em NO, NO2 ,NO3-. Explique seu raciocínio.

Passo 1

Nessa questão, temos que comparar o comprimento da ligação NO nas três diferentes moléculas. Depois, colocar em ordem de maior comprimento de ligação para menor comprimento de ligação.

Pera, mas o que é comprimento de ligação? Vamos imaginar que dois átomos estão fazendo uma ligação, neste caso, um átomo de Nitrogênio e outro de Oxigênio. O comprimento da ligação N-O seria a distância entre o centro do átomo de N e o centro do átomo de O, que fazem uma ligação covalente. Em outras palavras, seria a distância internuclear no mínimo de energia potencial dos dois átomos.

Passo 2

Vamos desenhar as estruturas de Lewis de cada composto, Lembrando que o Nitrogênio, por ser menos eletronegativo vai servir como átomo central.

NO

NO2

NO3-

Passo 3

Primeiramente, vamos perceber que tanto a estrutura do NO2, quanto do NO3- entram ressonância e o comprimento de ligação é intermediário entre uma ligação simples e uma ligação dupla, o que faz com que as duas tenham um comprimento de ligação igual.

Tendo percebendo isso, podemos partir para a teoria, para matar essa questão!

Sobre ligações entre os mesmos átomos é importante notar que ligações múltiplas são mais curtas que ligações simples. Ou seja, em ordem decrescente, temos:

As ligações simples (mais longas) > ligação dupla > Ligação tripla

O que fazemos com a tal da ressonância?

Ah, isso é simples, só estamos esquecendo de pensar no seguinte: O comprimento das ligações da Ressonância é intermediário entre as ligações duplas e as ligações simples (porém, com o valor mais próximo do da ligação dupla).

Portanto, a ligação tripla é a mais curta e as estruturas ressonantes têm o mesmo comprimento.

NO2 = NO3->NO

Resposta

NO2 = NO3->NO

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação NN no hidreto de nitrogênio, HNNH.
Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação CO no CO2.
Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CO em CO, CO2 ,CO32-. Explique seu raciocínio.
Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento das ligaçãos CO e CN na ureia, OC(NH2)2.
Em qual dos compostos você espera a ligação CN mais forte? a)NHCH2, b)NH2CH3 ou c)HCN?Explique.