Enunciado

Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CO em CH3OH, CH2O , CH3OCH3. Explique seu raciocínio.

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? A questão pede ordenarmos o tamanho de ligação entre o carbono e oxigênio do maior para o menor.

Temos que a ligação tripla é menor que a dupla que é a menor que a ligação simples. Pois, quanto mais um átomo está ligado a outro, menor será a distância entre eles.

Bora lá!

Passo 2

Escreveremos as seguintes estruturas de Lewis:

CH3OH

CH2O

CH3OCH3

Note que duas substâncias com ligações simples e uma com ligação dupla. Logo:

C H 3 O H = C H 3 O C H 3 > C H 2 O

Resposta

C H 3 O H = C H 3 O C H 3 > C H 2 O

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O esqueleto do cátion tropílio, C7H7+, é um anel de sete átomos de carbono, com um átomo de hidrogênio ligado a cada carbono. Complete a estrutura colocando as ligações múltiplas nas posições adequada
Coloque as seguintes moléculas na ordem crescente de comprimento da ligação .Será que alguma dessas moléculas é diamagnética? Explique seu raciocínio.
Diga que ligação absorve luz de igual ou menor comprimento de onda e explique sua escolha: C-H ou C-Cl. Consulte a Técnica Principal 1, que segue estes exercícios.
Os óxidos de nitrogênio são poluentes comuns, gerados por motores a combustão interna e por usinas de eletricidade. Eles não somente contribuem para os problemas respiratórios provocados pelo ar poluí
O ozônio da estratosfera nos protege da radiação perigosa ao absorver radiação ultravioleta do Sol. Compare as distâncias de ligação nas moléculas de ozônio e oxigênio. (a) Existem uma ou duas distânc