Enunciado

O composto xantofila é amarelo e é encontrado nas penas de pássaros e em flores. A xantofila contém átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio na razão 20:28:1. As moléculas têm seis átomos de oxigênio. Escreva a fórmula química da xantofila. 

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? A fórmula química de um composto é nada mais que a representação gráfica de um composto químico. Pois, ela diz a respeito das quantidades de cada elemento presente na estrutura.

Note que o problema forneceu a proporção de átomos e a quantidade de oxigênio. Ou seja, podemos montar a formula química baseado no número de oxigênios.

Passo 2

Temos a seguinte proporção

C : H : O = 20 : 28 : 1

Se temos 6 átomos de oxigênios, temos que multiplicar tudo por 6 , fica assim

C : H : O = 120 : 168 : 6

Note que a proporção é mantida!

Agora que sabemos as quantidades de todos os compostos, podemos escrever a fórmula:

C 120 H 168 O 6

Resposta

C120H168O6

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.71) Coloque os seguintes elementos na ordem de eletronegatividade crescente: antimônio, estanho, selênio, índio.
a) Arranje os ácidos hipo-halogenosos na ordem crescente de poder oxidante. b) Sugira uma interpretação da ordem proposta em termos das eletronegatividades.
Explique por que os seguintes inter-halogênios não são estáveis: a) ICl5; b) IF2; c) ClBr3.
Identifique o número de oxidação do germânio nos seguintes compostos e íons: (a) G e O 4 4 - ; (b) K 4 G e 4 T e 10 ;(c) C a 3 G e O 5
Identifique o número de oxidação do germânio nos seguintes compostos e íons: (a) S n 3 ( O H ) 4 2 + ;(b) K 2 S n O 3 ;(c) K 2 S n 3 O 7