Enunciado

Descreva o mais completamente possível a estrutura e as ligações do íon carbamato, H 2 N C O 2 - . Os comprimentos das ligações C – O são 128 pm e o da ligação C – N, 136 pm.

Passo 1

Vamos lá galera, qual será nosso átomo central? Normalmente é o elemento menos eletronegativo, o hidrogênio só faz uma ligação então não pode ser ele.

Nos sobra o carbono, certo?

O carbono tem 4 elétrons na sua última camada, ou seja, pode fazer 4 ligações. Então ele vai se ligar aos dois oxigênios e ao nitrogênio.

Mas calma, isso dá três ligações, não é? Então vamos fazer uma dupla com um dos oxigênios.

O oxigênio possui 6 elétrons na sua camada de valência. Se é assim, o que fez a dupla ligação terá dois pares de elétrons livres e dois sendo usados nas ligações.

E quanto ao outro? Ele ganhou um elétron, por isso tem esse menos ai em cima. O que isso significa?

Que ele fez uma ligação, então ele têm 6 e - mais o que ele compartilha com o carbono, 7 elétrons na camada de valência. Como ele ganhou mais umzinho sobraram 3 pares de elétrons livres.

Agora o nitrogênio tem só 5 elétrons na última camada, o que permite que ele faça 3 ligações, uma com o carbono e duas com os hidrogênios.

Vamos desenhar isso?

Tranquilinha?

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na fase vapor, o fosforo pode existir como moléculas de P 2 , que são muito reativas, enquanto o N 2 é relativamente inerte. Use a teoria da ligação de valência para explicar essa diferença.
Identifique a hibridação do átomo em negrito nas seguintes espécies: (a) B F 3 ; (b) A s F 3 ; (c)B r F 3 ; (d)S e F 3 + .
O fosforo branco, P 4 , é tão reativo que inflama ao ar. Os quatro átomos de P 4 formam um tetraedro no qual cada átomo de P está ligado a três outros átomos de P . (a) Sugira um esquema de hibridação
Determine o número de elétrons de valência presentes em cada dos seguintes íons metálicos: T i 2 + ; T c 2 + ; I r + ; A g + ; Y 3 + ; Z n 2 + .
Determine o número de elétrons de valência presentes em cada dos seguintes íons metálicos: C o 2 + ; M o 4 + ; R u 4 + ; P t + ; O s 3 + ; V 3 + .