Enunciado

Descreva a estrutura da molécula de formamida,   H 2 C O - N H 2 , em termos de orbitais híbridos, ângulos de ligação e ligações σ e π . O átomo de C está ligado a dois átomos de H, a um átomo de O terminal e ao átomo de N. o átomo de N também está ligado a dois átomos de H.

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? O exercício indica a molécula de formamida como H 2 C O - N H 2 , quando na verdade a molécula correta é H C O - N H 2 , e o livro possui um pequeno erro.

Mas seguindo, ele nos diz como os átomos estão ligados. Desenhando, baseado na fórmula correta, vamos ter essa estrutura:

Agora vamos analisar!

Passo 2

A única ligação dupla na molécula será entre oxigênio e carbono. Toda ligação dupla é formada por uma ligação σ e uma ligação π . Todas as outras serão simples, ou seja, σ .

Agora vamos olhar para hibridação e ângulos da molécula!

Passo 3

Como o carbono faz duas ligações com o oxigênio, uma com um hidrogênio e uma com o nitrogênio sua hibridação será do tipo s p 2 com 120° entre as ligações.

Enquanto a do nitrogênio será s p 3 (três ligações simples e um par de elétrons livre da subcamada s), com 109,5 ° entre as ligações.

O oxigênio terá dois pares de elétrons livres, em conjunto com a ligação dupla, sua hibridação será do tipo s p 2

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Assim como A l C l 3 forma dímeros (Seção 2.11), no íon B i 2 C l 4 2 - , dois dos átomos de Cl formam "pontes" entre os dois átomos de Bi. Proponha uma estrutura para o íon B i 2 C l 4 2 - .
Examine a ligação em C H 2 =C H C H O . Desenhe a estrutura de Lewis mais importante. Inclua todas as cargas formais que não sejam zero. Identifique a composição das ligações e a hibridação de cada pa
O germânio forma uma série de ânions conhecidos como "germetos". No íon G e 4 n - os quatro átomos de Ge formam um tetraedro, com cada átomo de Ge ligando-se aos outros três. Cada átomo tem um par iso
O peróxido de hidrogênio, H 2 O 2 , é um agente de branqueamento não tóxico que está sendo usado como substituto do cloro na indústria e nas lavanderias domésticas. O processo de branqueamento é uma o
O peróxido de hidrogênio, H 2 O 2 , é um agente de branqueamento não tóxico que está sendo usado como substituto do cloro na indústria e nas lavanderias domésticas. O processo de branqueamento é uma o