Enunciado

Sabendo que os ângulos de ligação de um átomo hibridado s p 3 são 109,5° e os de um átomo hibridado s p 2 são 120°, você esperaria que o ângulo de ligação entre dois orbitais híbridos aumentasse com o aumento do caráter s dos orbitais híbridos ou diminuísse?

Passo 1

Fala aí! Nosso enunciado tá falando do aumento do caráter s, isso quer dizer que à medida que diminuímos o número de orbitais p, a proporção de s irá aumentar em relação aos orbitais da molécula… Tranquilo?

Vamos avaliar diferentes casos pra gente tirar uma conclusão!

No caso que ele nos deu, uma molécula com hibridação s p 3 , o caráter s dela é de 25% e o com um ângulo entre ligações de 109,5°, os outros 75% estão divididos entre os três orbitais p, com 25% para cada, beleza?

Agora no caso de uma molécula com hibridação s p 2 , o caráter s é de aproximadamente 33% e o ângulo entre ligações é 120°… E em uma molécula com hibridação s p , o caráter s será de 50% e o ângulo entre as ligações de 180°!

Opa! Então chegamos a uma conclusão! À medida que aumentamos o caráter s, aumentamos o ângulo entre as ligações!

Resposta

O ângulo de ligação entre dois orbitais híbridos aumentaram com o aumento do caráter s.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O orbital híbrido h 1 = s + p x + p y + p z a que o Exercício 3.47 se refere não está normalizado. Encontre o fator de normalização N, levando em conta que todos os orbitais atômicos estão normalizado
Dê as orientações relativas dos seguintes orbitais híbridos: (a)s p 3 ; (b)s p ; (c)s p 3 d 2 ; (d)s p 2 .
Dê a hibridação do átomo em negrito das seguintes moléculas: (a) S F 6 ; (b) O 3 C l - O - C l O 3 ; (c)H 2 N - C H 2 - C O O H (glicina); (d) O C ( N H 2 ) 2 .
Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos de fosforo nas seguintes espécies: (a) P C l 4 + ; (b) P C l 6 - ; (c) P C l 5 ; (d) P C l 3 .
Dê a hibridação do átomo em negrito das seguintes moléculas: (a) B e C l 2 ; (b) B H 3 ; (c) B H 4 - ; (d)S i F 4