Enunciado

Assim como A l C l 3 forma dímeros (Seção 2.11), no íon B i 2 C l 4 2 - , dois dos átomos de Cl formam "pontes" entre os dois átomos de Bi. Proponha uma estrutura para o íon B i 2 C l 4 2 - .

Passo 1

Legal galera, queremos a estrutura do íon. Já sabemos que os átomos de cloro irão formar uma ponte entre os átomos de Bi.

O átomo de Cl possui sete elétrons na sua camada de valência, enquanto o Bi possui 5 elétrons. Como temos a carga -2, o total de elétrons será:

e - = 4 × 7 + 2 × 5 + 2 = 40

Vamos distribuir estes elétrons entre os átomos que forma a estrutura, que vai ficar mais ou menos assim:

Usando a fórmula para achar a carga formal de cada átomo:

C a r g a   F o r m a l = V - L - 1 2 S

V é a quantidade de elétrons de valência do átomo livre;L é a quantidade de elétrons presentes nos pares isolados (não ligantes) do átomo na estrutura;S é a quantidade de elétrons compartilhados pelo átomo na estrutura.

Para Br:

C a r g a   F o r m a l = 5 - 4 - 6 2 = - 2

E para o Cl que fazem a ponte:

C a r g a   F o r m a l = 7 - 4 - 4 2 = + 1

Para o Cl da ponta:

C a r g a   F o r m a l = 7 - 6 - 2 2 = 0

Certinho, né?

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos de fosforo nas seguintes espécies: (a) P C l 4 + ; (b) P C l 6 - ; (c) P C l 5 ; (d) P C l 3 .
Dê a hibridação do átomo em negrito das seguintes moléculas: (a) B e C l 2 ; (b) B H 3 ; (c) B H 4 - ; (d)S i F 4
Sabendo que os orbitais atômicos usados para fabricar híbridos são normalizados a 1 e são mutuamente ortogonais, (a) mostre que os dois híbridos tetraédricos h 1 = s + p x + p y + p z e h 3 = s - p x
Escrever Levando em conta a informação dada no eercicio 3.49, construa um gráfico que mostre coo a hibridação depende do ângulo entre dois orbitais híbridos formados por um orbital s e dois orbitais p
A composição dos híbridos pode ser discutida quantitativamente. O resultado é que, se dois híbridos equivalentes compostos de um orbital s e dois orbitais p formam um ângulo θ então os híbridos podem