Enunciado

Descreva a tendência de estabilidade dos estados de oxidação, de cima para baixo do grupo do bloco d (por exemplo, do crômio ao molibdênio e depois o tungstênio). (b) Como essa tendência das estabilidades dos estados de oxidação observada nos elementos do bloco p, de cima para baixo em um grupo?

Passo 1

  1. Descendo pelo grupo do bloco d (por exemplo, do cromo até o molibdênio e do molibdênio até o tungstênio), existe um aumento na probabilidade de achar elementos com estados de oxidação maiores. Isto é, maiores estados de oxidação tornam-se mais estáveis descendo o grupo d.
  2. Passo 2

  3. A tendência para os elementos do bloco p é inversa em relação ao do bloco d. Por conta do efeito do par inerte, os estados de oxidação mais altos tendem a ser menos estáveis descendo pelo grupo p.

Resposta

r e s p o s t a s   a c i m a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o número de oxidação do elemento em itálico nos seguintes compostos:(b) S n O 2
O processo de Sabatier tem sido usado para remover C O 2 de atmosferas artificiais, como as de submarinos e espaçonaves. Uma vantagem é que ela produz metano, C H 4 , que pode ser usado como combustív
Identifique o número de oxidação do elemento em itálico em cada íon: (a) A s O 4 3 -
Determine o número de oxidação do elemento em itálico nos seguintes compostos:(c) N 2 H 4
Qual desses você esperaria que fosse o oxidante mais forte? Explique o raciocínio. (a) C l 2 ou C l - ; (b) N 2 O 5 ou N 2 O