Enunciado

  1. Desenhe os orbitais ligantes e antiligantes que correspondem à ligação σ em H 2 .
  2. Repita o procedimento para HF.
  3. Em que esses orbitais se diferem?

Passo 1

Boa galera, quando ocorre uma ligação entre duas moléculas há a formação de dois orbitais, que são chamados de ligantes e antiligantes.

Nos orbitais ligantes a densidade eletrônica, ou seja, os elétrons, estarão presentes entre os núcleos destas moléculas. Enquanto nos antiligantes isso não ocorre, e por isso é observado um “espaço” entre os átomos.

Tranquilo até aqui?

No caso do H 2 nós teremos dois orbitais 1s ligando entre si.

Quando estamos falando do orbital ligante, a densidade eletrônica irá preencher toda a extensão da molécula formada. Como assim?

Vamos desenhar:

Ao mesmo tempo em que este orbital é gerado, ocorre a formação do orbital antiligante. E neste caso não há densidade eletrônica entre os átomos:

Como os átomos são iguais, os orbitais são simétricos. Mas isso não é o que acontece com o HF, porque teremos dois átomos diferentes.

Neste caso, o orbital p do flúor vai interagir com o orbital s do hidrogênio. Como o flúor é mais eletronegativo, a densidade eletrônica estará mais próxima a ele.

No caso dos orbitais ligantes :

O elemento menos eletronegativo contribui mais fortemente para o orbital antiligante, então neste caso não vemos a ausência de densidade eletrônica entre os núcleos.

Passo 2

Na letra c nós queremos saber o motivo de serem tão diferentes.

Simples , não?

No caso do H 2 temos somente orbitais s interagindo, já no HF a ligação ocorre entre um orbital p e um s.

Então, a maior diferença entre eles se deve ao orbital p.

Resposta

  1. Ligante:
  2. Antiligante:

  3. Ligante:
  4. Antiligante:

  5. Orbital p.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

7a – O grupo D2 é constituído pelos elementos E, C2, C2’ e C2”, onde os três eixos de rotação binaria são mutuamente perpendiculares. Monte a tabela de multiplicação desse grupo.
5a – Mostre que a função xy é do tipo de simetria B2 no grupo C4v.
12a – Imagine a molécula de NO2 do C2v. A combinação px(A) – px(B) dos dois átomos de O (com x perpendicular ao plano) cobre A2. Há algum orbital do átomo de N central que possa ter superposição não-n
15a – Seja f1 = sen(θ) e f2 = cos(θ). Mostre, por simetria, usando o grupo C5, que a integral do produto das duas, sobre um intervalo simétrico em torno do θ = 0, é nula.
14a – Que estados do (a) benzeno e (b) naftaleno podem ser atingidos por transições de dipolo elétrico a partir dos respectivos estados fundamentais (que são totalmente simétricos)?