Enunciado

O dióxido de carbono, a alta pressão, é usado para separar diversos compostos no óleo de laranja. Na tabela vista a seguir é dada a fração molar do C O 2 (x) no liquido e (y) no vapor, a 323,2 K, em diferentes pressões (Y.Iwai, T. Morotomi, K. Sakamoto, Y. Koga e Y. Arai, J. Chem. Eng. Data 41,951 (1996)).

(a) Trace o diagrama de fases que se pode deduzir desses dados. (b) De as composições e proporções relativas das duas fases que estão presentes depois de uma mistura equimolar dos gases ter sido comprimida a 6,02 MPa, a 323,2 K.

Passo 1

Falaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo?

Bora resolver mais uma questão!?

Para conseguirmos resolver esse exercício vamos precisar analisar o enunciado, ok?

(a) Ele começa nos dando vários dados e pede para montarmos um diagrama de fases (tá, mas a gente tem o x , y e uma pressão, como montamos isso se só temos um eixo????

Então, o nosso x e y ficarão no x e a pressão no y .

Passo 2

(b) Geralmente quando o exercício pede para a gente analisar um dado, precisamos interpolar, mas como esse exercício é fofinho, ele pediu para um valor de pressão que a gente tem os dados.

Então a fração de C O 2 é:

x l í q u i d o = 0,4541

y v a p o r = 0,9980

As proporções das duas fases estão na razão inversa da distância de suas frações molares do ponto de composição em questão, de acordo com a regra da alavanca:

n l í q u i d o n v a p o r = v l = 0,9980 - 0 , 500 0,500 - 0,4541 = 10,850

Bora matar mais uma!

Resposta

  1. 10,850
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O cloreto de amônio, N H 4 C l , se decompõe ao ser aquecido. (a) Quantos componentes e quantas fases estão num balão aquecido que só contém, no estado inicial, o cloreto de amônio? (b) Imagine que ao
Ao serem aquecidos, cristais azuis de C u S O 4 .5 H 2 O liberam a água de hidratação. Quantas fases e quantos componentes existem num balão fechado e aquecido que só contém, no estado inicial, o sulf
De o número de componentes de um sistema com A l C l 3 dissolvido em água, observando que há hidrólise e precipitação do A l O H 3 .
Num balão fechado, uma solução saturada de N a 2 S O 4 , com excesso de sólido, está em equilíbrio com o seu vapor. (a) Quantas são as fases e quantos são os componentes presentes? (b) Qual a variânci
Imagine que a solução mencionada no exercício 6.8(a) não seja saturada. (a) Quantas fases e quantos componentes estão presentes? (b) qual a variância (o número de graus de liberdade) do sistema? (c) i