Enunciado

Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox:

(b) Formação do íon ferro(III) na seguinte reação:

F e 2 + a q +   C e 4 + a q → F e 3 + a q + C e 3 + ( a q )

Passo 1

Nesta reação, as cargas de ambos os lados não estão equilibradas. O lado do reagente contém uma carga total de +6 e o lado dos produtos contém uma carga total de +6. Cada átomo de F e perde um elétron, e cada átomo de C e ganha um elétrons. Assim não é necessário calcular nada pois a equação já está balanceada.

Resposta

F e 2 + a q +   C e 4 + a q → F e 3 + a q + C e 3 + ( a q )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

29. Use as informações da Tabela 16.4 para escrever as fórmulas de cada um dos seguintes complexos de coordenação:(a) hexacianetocromato(III) de potássio (b) cloreto de pentaaminassulfatocobalto(III)(
27. Nomeie os seguintes íons complexos e determine o número de oxidação do metal: (a) F e C N 6 4 - ; (b) C o N H 3 6 3 + ; (c) C o C N 5 O H 2 2 - ; (d) C o S O 4 N H 3 5 + .
28. Nomeie os seguintes íons complexos e determine o número de oxidação do metal: (a) C r C l 3 N H 3 2 H 3 O 2 + ; (b) R h e n 3 3 + ; (c) F e o x B r 4 3 - ;(d) N i O H H 2 O 5 2 + .
Identifique o número de oxidação dos átomos de halogênio em a) heptafluoreto de iodo; b) periodato de sódio; c) ácido hipobromoso; d) clorito de sódio.
a) Arranje os oxoácidos de cloro na ordem crescente de poder oxidante. b) Sugira uma interpretação da ordem proposta em termos de números de oxidação.