Enunciado

Escreva a fórmula de um composto formado pela combinação de (a) Mg e N; (b) Ga e S; (c) Ba e Cl; (d) K e Se. 

Passo 1

a) Devemos inicialmente identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.

M g - f a m í l i a   2 A

N - f a m í l i a   5 A

Sabemos que os elementos representativos possuem tendências semelhantes de acordo com seu grupo, ou seja, quem é da Fam.1A e Fam.2A possui nox fixo igual a +1 e +2, respectivamente. A Fam.3A,5A, 6A e 7A na grande parte das vezes possui nox igual a +3, -3,-2 e -1, respectivamente. Sabendo disso, podemos então colocar o nox em cada elemento citado na questão.

M g 2 +   N 3 -  

Agora, já sabendo o número de oxidação de cada elemento, basta realizar uma manobra matemática a fim de que o somatório de cargas de sempre zero.

BIZU: Quando o somatório de cargas dá diferente de zero basta multiplicar “cruzado” os valores de carga. Como o exemplo abaixo. 

Enquanto se o somatório de cargas der direto zero, basta juntar as espécies. Lembrando que quem tem carga positiva vem na frente e quem tem carga negativa.

Passo 2

b) Identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.

G a - f a m í l i a   3 A

S - f a m í l i a   6 A

O valor do nox em cada elemento citado na questão.

G a 3 +   S 2 -  

Passo 3

c) Identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.

B a - f a m í l i a   2 A

C l - f a m í l i a   7 A

O valor do nox em cada elemento citado na questão.

B a 2 +   C l -  

Passo 4

d)   Identificar de qual família cada elemento pertence. Pois, assim saberemos se ele tem tendência em ganhar o perder elétron.

K - f a m í l i a   1 A

S e - f a m í l i a   7 A

O valor do nox em cada elemento citado na questão.

K +   S e 2 -  

Resposta

a) M g 3 N 2

b) G a 2 S 3

c)   B a C l 2

d)   K 2 S e

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.71) Coloque os seguintes elementos na ordem de eletronegatividade crescente: antimônio, estanho, selênio, índio.
a) Arranje os ácidos hipo-halogenosos na ordem crescente de poder oxidante. b) Sugira uma interpretação da ordem proposta em termos das eletronegatividades.
Explique por que os seguintes inter-halogênios não são estáveis: a) ICl5; b) IF2; c) ClBr3.
Identifique o número de oxidação do germânio nos seguintes compostos e íons: (a) G e O 4 4 - ; (b) K 4 G e 4 T e 10 ;(c) C a 3 G e O 5
Identifique o número de oxidação do germânio nos seguintes compostos e íons: (a) S n 3 ( O H ) 4 2 + ;(b) K 2 S n O 3 ;(c) K 2 S n 3 O 7