Enunciado

Escreva três estruturas de Lewis do íon isocianato, CNO-, que seguem a regra do octeto (incluindo a estrutura mais importante). Diga qual das três é a mais importante e explique sua escolha.

Passo 1

Vamos identificar o elemento central entre os três, Carbono, Nitrogênio e Oxigênio.

Cada um dos átomos será o átomo central e a estrutura mais importante é a que tiver a carga formal mais próxima de zero possível, certo?

Passo 2

Começamos fazendo o Nitrogênio como átomo central e vamos alocando as ligações para que achemos arranjos diferentes com carga total final -1.

Os arranjos estão descritos abaixo:

1)

Neste caso, o oxigênio está estável e faz duas ligações com o nitrogênio. O Carbono também fará duas ligações com o Nitrogênio.

Com isso, o Nitrogênio tem 4 ligações e fica com uma carga positiva. O Carbono, que deveria fazer 4 ligações está fazendo duas, com isso, fica com 2 cargas negativas.

Repare que a carga total do íon é -1.

2)

Neste caso, o oxigênio está fazendo apenas uma ligação e por isso tem uma carga negativa. O Nitrogênio faz 3 ligações com o Carbono, totalizando 4 ligações e por isso tem uma carga positiva. Já, o carbono tem uma carga negativa.

Repare que aqui também temos uma carga total -1.

3)

Por último, o carbono aqui está fazendo uma ligação apenas com o Nitrogênio, enquanto o Oxigênio faz 3 ligações com o Nitrogênio. No fim, o Carbono tem carga -3, Nitrogênio carga positiva e oxigênio também carga positiva.

Também temos carga final -1.

Passo 3

O passo final é escolher o composto mais estável, ou seja, o mais importante. Este será o com cargas formais individuais mais próximas de zero.

Isto ocorre quanto temos cargas respectivamente -1, +1 e -1

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.34) Escreva a estrutura de Lewis de :a) OCl₂b) PBr₃c) GeH₄d) GaCl₃
2.33) Escreva a estrutura de Lewis de :a) CCl₄b) COCl₂c) ONFd) NF₃
2.37) Escreva a estrutura de Lewis completa de cada um dos seguintes compostos: a)Formaldeido, HCHO, que em solução em agua (formol) é usado para conservar espécimes biologicos;b) Metanol, CH₃OH, um c
2.66) Em cada um desses íons ou compostos, um átomo viola a regra do octeto. Identifique-os e explique o desvio da regra:BrF3BH3Resolução 2.66Vamos resolver mais uma questão sobre a regra do octeto? E
2.39) Escreva a estrutura de Lewis de cada um dos seguintes compostos:a) metanotiol, CH₃SH, um dos compostos encontrados no hálito ruim e em alguns queijos;b) dissulfeto de carbono, CS₂, usado para fa