Enunciado

(a) Examine as estruturas do diborano, B2H6 e do Al2Cl6. Compare as ligações dos dois compostos. No que elas são semelhantes? (b) Quais são as diferenças, se houver alguma, entre os tipos de ligações formadas? (c) Qual é a hibridação do elemento do grupo 13? (d) Será que as moléculas são planares? Se não forem, descreva suas formas.

Passo 1

(a)Em ambos, temos uma estrutura não prevista pelo procedimento de montagem da estrutura de Lewis convencional. Nessas moléculas, temos o que denominamos de ponte de hidrogênio e ponte de cloro. Dois hidrogênios e dois cloros estão ligados por duas ligações simples com o boro e o alumínio, respectivamente. É uma estrutura muito incomum, mesmo. A estrutura, semelhante para ambos, será:

Aí, os átomos de boro e de cloro seriam os cinzas, e os de hidrogênio e cloro os verdes. Repara nos átomos verdes fazendo duas ligações simples com os átomos cinzas. Essas são as pontes de hidrogênio e ponte de cloro.

Passo 2

(b)A única diferença é que, pro diborano, as duas ligações que o hidrogênio faz são deficientes em elétrons. Em vez de ter 2 elétrons (1 par) por ligação química, tem somente 1 elétron pra ambas as ligações – como se fosse “1/2” par de elétron pra cada ligação!!!

Pro Al2Cl6 isso não acontece porque o cloro tem elétrons não ligantes suficientes pra fazer a ponte de cloro, sem deficiência de elétrons.

Passo 3

(c) A hibridação é sp3 pois eles tem arranjos tetraédricos. Sempre uma hibridação será sp3 nesse tipo de geometria!

(d)Não, pois temos átomos com hibridação sp3, alumínio e boro, fora que a própria imagem mostrando a molécula já nos diz que ela não tem nada de plana!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

90. Qual dos íons de cada par tem o maior raio: (a) Ca2+, Ba2+; (b) As3- , Se2-; (c) Sn2+, Sn4+?
87. Coloque cada um dos seguintes conjuntos de elementos na ordem decrescente de energia de ionização. Explique sua escolha. (a) Enxofre, cloro, silício; (b) cobalto, titânio, crômio;(c) antimônio, bi
91. Qual dos íons de cada par tem a menor primeira energia de ionização: (a) Ca ou Mg; (b) Mg ou Na; (c) Al ou Na?
88. Coloque cada um dos seguintes conjuntos de elementos na ordem decrescente de raio atômico. Explique sua escolha. (a) Bromo, cloro, iodo; (b) gálio, selênio, arsênio;(c) cálcio, potássio, zinco;(d)
89. Coloque os seguintes íons na ordem crescente do raio iônico: S2-, Cl-, P3-.