Enunciado

Os hidretos salinos reagem rapidamente com água. Eles também reagem de modo semelhante com a amônia. (a) Escreva uma equação balanecada para a reação de CaH2 com amônia líquida. (b) Seria melhor classificar essa reação como uma reação redox, ácido-base de Bronsted ou ácido-base de Lewis? Explique sua resposta.

Passo 1

Primeiro a gente deve saber que os hidretos salinos são compostos em que a gente tem o hidrogênio como o átomo mais eletronegativo, com NOx -1, ligado geralmente a um metal alcalino ou alcalino-terroso. O ânion hidreto é MUITO instável e de caráter EXTREMAMENTE básico. Ou seja, ele atrai prótons (íons H+) pra si com muita facilidade. Faz isso até com substâncias que não se esperaria que cedessem seus prótons com facilidade, como a água, H2O e ainda mais a amônia, NH3.

Quando a gente joga um hidreto salino em água, ele começa a reagir com a água por roubar seus prótons, H+, e gerando gás H2. Na água acaba restando apenas OH- e o cátion proveniente do hidreto (nesse caso, Ca2+). Isso faz a solução ter um pH elevadíssimo, alcalino.

Da mesma forma acontece com a amônia. O íon H- vai roubar um hidrogênio da amônia, na forma de H+ e vai gerar H2. No meio da amônia líquida, vai resultar em íons NH2- (íons amideto, extremamente básicos) e no cátion proveniente do hidreto, Ca 2+.

Passo 2

(a)Vamos então escrever a reação entre hidreto de cálcio, CaH2 e amônia, NH3:

C a H 2 + N H 3 → C a H N H 2 + H 2

Passo 3

(b)Ambas as reações, em água e em amônia líquida, são reações ácido-base, por se tratar da transferência de prótons de uma espécie para outra. Mais especificamente, reação ácido-base de Bronsted, por envolver diretamente prótons (íons H+).

Ao mesmo tempo, é também uma reação redox, pois a gente vai ter o hidrogênio com NOx -1, do hidreto, e o hidrogênio com NOx +1, da amônia, convertendo-se em H2, em que o hidrogênio tem NOx 0, por ser uma substância simples!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as equações balanceadas para as seguintes reações redox:(d) Formação de ferrugem (uma equação simplificada): F e s + O 2 g → F e 2 O 3 s
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(d) A s s + C l 2 g → A s C l 3 l
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(b) P t 4 + a q + H 2 g → P t 2 + a q + H + ( a q )
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(a) H g 2 + a q + F e s → H g 2 2 + a q + F e 3 + ( a q )
Escreva equações balanceadas para as seguintes reações redox simplificadas:(c) C r 2 + a q + S n 4 + a q → C r 3 + + S n 2 + a q