Enunciado

Explique o que aconteceria com a solubilidade do CO2 no exercício 9.29 se (a) a pressão parcial de CO2 (g) fosse aumentada por compressão de gás até um terço do volume original. (b) a temperatura fosse aumentada.

Passo 1

O item a é bem intuitivo, vamos utilizar a lei de Henry.

s = k . P

Logo percebemos que a solubilidade e a pressão parcial são diretamente proporcionais. Isso significa que se aumentamos a pressão em um fator de 1/3 a pressão parcial, também modificaríamos a solubilidade em um fator de 1/3.

Passo 2

No item b, aumentamos a temperatura do gás. Sabemos que por uma característica dos gases, quando se aumenta a temperatura, a solubilidade diminui. Neste caso, é isso que acontece. Nos gases, a solubilidade e a temperatura são inversamente proporcionais.

Resposta

(a) A solubilidade seria modificada pelo mesmo valor 1/3.

(b) A solubilidade irá diminuir

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O gás dióxido de carbono dissolvido em uma amostra de água em um recipiente parcialmente cheio e lacrado entrou em equilíbrio com sua pressão parcial no ar que está acima da solução. Explique o que ac
O volume de sangue no corpo de um mergulhador de mar profundo é aproximadamente 6,00 L. As células sanguíneas compõem aproximadamente 55% do volume do sangue. Os restantes 45% formam a solução em água
Uma unidade para gaseificar água, de uso doméstico, proporciona dióxido de carbono sob pressão de 5 a t m . Estime a molaridade do gás na água gaseificada
Com a lei de Henry e os dados da Tabela 5.1, calcule a solubilidade (em molalidade) do C O 2 e, água, a 25 ℃ ℃, quando sua pressão parcial é 0,1 atm e 1 atm.
A pressão de vapor do benzeno, a 60,6 ℃ ℃, é de 53,3k P a , mas cai a 51,5k P a quando 19g de um composto orgânico não-volátil são dissolvidos em 500g de bezeno. Calcule a massa molar do composto.