Enunciado

G.2 Diga se cada uma das declarações seguintes é verdadeira ou falsa. Se falsa, diga o que está errado: (a) Em uma solução não aquosa o solvente é água. (b) A decantação aproveita a diferença de pontos de ebulição para separar os componentes de uma mistura. (c) Na cromatografia, os componentes são separados segundo sua capacidade de absorção em uma superfície.

Passo 1

  1. A afirmação é falsa, pois uma solução não aquosa não tem água como solvente e soluto.
  2. Passo 2

  3. A afirmação é falsa, pois a decantação é um processo de separação de componentes de uma mistura com base em sua densidade. Ponto de ebulição dos componentes de uma mistura de maneira alguma relaciona o com processo de decantação.
  4. Passo 3

  5. A afirmação é verdadeira, pois diferentes componentes de uma mistura têm capacidade diferente de absorver a superfície.

Resposta

  1. Falsa
  2. Falsa
  3. Verdadeira
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

G.4 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterógenas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) limonada; (b) óleo de salada e vinagre; (c) sal e pimenta em pó.
G.3 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterogêneas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) óleo e vinagre; (b) giz e sal de cozinha; (c) água salgada.