Enunciado

G.4 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterógenas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) limonada; (b) óleo de salada e vinagre; (c) sal e pimenta em pó.

Passo 1

  1. A limonada é uma mistura homogênea, pois os componentes da limonada (água, açúcar e limão) são bem misturados.
  2. Esta mistura pode ser separada por destilação seguida por cromatografia. A cromatografia de íons ou cromatografia de papel pode ser usada para separar diferentes sucos e açúcar. A solução é destilada, para que a água seja evaporada. 

    Suco e açúcar são então separados por cromatografia iônica. Nesta técnica, diferentes componentes são separados em diferentes áreas de pico, com base na capacidade de adsorver. Observa-se que o ácido cítrico é extraído em uma área definida de pico, deixando para trás o açúcar.

    Passo 2

  3. O óleo de salada e o vinagre são uma mistura heterogênea, pois não se misturam bem.
  4. Uma mistura de óleo de salada e vinagre pode ser separada pelo processo de decantação. Inicialmente, agite bem a mistura e mantenha-a imóvel por algum tempo. Percebe-se que o vinagre, mais denso, assenta no fundo enquanto o óleo de salada flutua no topo, o que pode ser facilmente removido. Assim, eles são separados com base em suas diferentes densidades.

    Passo 3

  5. O sal e a pimenta moída são uma mistura heterogênea, pois não se misturam bem.

Uma mistura de sal e pimenta moída pode ser separada dissolvendo a mistura em água.

Em seguida, a pimenta flutua na água, que pode ser removida por peneira. A mistura restante pode ser fervida para que a água evapore deixando o sal para trás.

Resposta

  1. Mistura homogênea
  2. Mistura heterogênea
  3. Mistura heterogênea
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

G.3 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterogêneas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) óleo e vinagre; (b) giz e sal de cozinha; (c) água salgada.
G.2 Diga se cada uma das declarações seguintes é verdadeira ou falsa. Se falsa, diga o que está errado: (a) Em uma solução não aquosa o solvente é água. (b) A decantação aproveita a diferença de ponto