Enunciado

G.3 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterogêneas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) óleo e vinagre; (b) giz e sal de cozinha; (c) água salgada.

Passo 1

  1. O óleo e o vinagre não se misturam bem, formando uma mistura bifásica. Portanto, uma mistura de óleo e vinagre é uma mistura heterogênea.
  2. A mistura de óleo e vinagre pode ser separada por decantação, pois suas densidades são diferentes, onde a substância menos densa fica sobre a substância menos densa.

    Passo 2

  3. Uma mistura de giz e sal de cozinha não se mistura bem e é uma mistura heterogênea. Embora, para alguns essa mistura possa aparentar tem uma única fase de pó branco.
  4. Esta mistura pode ser separada pela sua diferença de solubilidade em água. Deste modo, primeiro adicionaríamos água, o giz insolúvel em água poderá ser separado por filtração. Logo depois podemos deixar a água evaporar, recuperando o sal de cozinha que estava dissolvido.

    Passo 3

  5. Uma mistura de sal e água é uma mistura homogênea à medida que se misturam bem, apresentando uma única fase. Esta mistura pode ser separada por destilação.

Resposta

  1. Mistura heterogênea
  2. Mistura heterogênea
  3. Mistura homogênea
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

G.4 Identifique as misturas seguintes como homogêneas ou heterógenas e sugira uma técnica para separar seus componentes: (a) limonada; (b) óleo de salada e vinagre; (c) sal e pimenta em pó.
G.2 Diga se cada uma das declarações seguintes é verdadeira ou falsa. Se falsa, diga o que está errado: (a) Em uma solução não aquosa o solvente é água. (b) A decantação aproveita a diferença de ponto