Enunciado

O hidrogênio é o material mais abundante em todas as estrelas. Entretanto, as linhas de absorção ou de emissão devidas ao hidrogênio são de muita pouca intensidade nos espectros de estrelas com temperaturas efetivas maiores que 25000 K. Explique essa observação.

Passo 1

Uma temperatura de superfície de uma estrela (3000 – 4000K) não tem partículas energéticas e os fótons necessários para a excitação por colisão ou radiação de um átomo de hidrogênio neutro. Em contraste, uma superfície de estrela com temperaturas em torno de 8000 – 10000 K tem temperatura baixa o suficiente para evitar a completa ionização do hidrogênio, mas tem energia alta o suficiente para ser considerada um corpo negro e causar a transição eletrônico do hidrogênio atômico.

Por sua vez, para temperaturas a partir de 25000K, uma grande fração da energia de radiação está disponível para ionizar o hidrogênio.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

25 – A distribuição dos isótopos de um elemento pode fornecer informações sobre as reações nucleares que ocorrem no interior de uma estrela. Mostre que é possível usar a espectroscopia para confirmar
14a – Quais, entre as seguintes moléculas, tem conjuntos de núcleos quimicamente equivalentes, porém não magneticamente equivalentes: (a) CH3CH3; (b) CH2=CH2?
19a – Um radical, com dois prótons não equivalentes, com as constantes hiperfina de 2,0 mT e 2,6 mT, exibe um espectro centrado em 332,5 mT. Em que campos ocorrem as linhas do desdobramento hiperfino
1a – Qual a frequência de ressonância de um próton num campo magnético de 14,1 T?
2a – O spin nuclear do ³³S é 3/2 e o seu fator g nuclear é de 0,4289. Calcule as energias dos estados do spin nuclear num campo magnético de 7,500 T.