Enunciado

Identifique o elemento que tem o maior raio atômico em cada um dos seguintes pares: (a) vanádio e titânio; (b) prata e ouro; (c) vanádio e tântalo; (d) ródio e irídio.

Passo 1

O raio atômico dos elementos seguem a tendência de aumentarem, no período, da direita para a esquerda, e, nos grupos, de cima para baixo. Assim, o maior átomo da tabela periódica é o frâncio, Fr, e o menor é o Hélio – isso quando na forma atômica elementar, cátions e ânions têm tamanhos variados e geralmente não seguem regras específicas que façam com que possamos prever seus tamanhos.

Isso se aplica aos elementos dos blocos s e p – metais alcalinos e alcalino-terrosos, semi-metais e ametais – e também, em muitos casos, aos elementos dos blocos d e f – metais de transição externa e interna.

Mas, existe um fenômeno chamado contração dos lantanídeos que é a contração do raio atômico da série dos lantanídeos devido a seus orbitais f pouco blindantes da carga nuclear. Os elementos que vêm após os lantanídeos, assim, tem raios menores do que os esperados, mas ainda se diferenciando, mesmo que pouco, devido à carga nuclear efetiva de cada um. Aplicando essa regrinha para esses elementos de cada par, teremos:

(a)Titânio, pois está à esquerda do vanádio.

(b)Era de se esperar que o ouro tivesse maior raio por estar um período abaixo da prata, mas ele se encontra no período em que estão contidos os lantanídeos – 6º período. Assim, ele tem um raio menor do que se espera, porém não menor do que o da prata. No fim, são raios de tamanho muito próximos.

(c)Tântalo, por estar dois períodos abaixo do vanádio.

(d)Irídio, pois está um período abaixo do ródio.

Resposta

(a)Titânio

(b)Tamanhos muito próximos

(c)Tântalo

(d)Irídio

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o elemento que tem o maior raio atômico em cada um dos seguintes pares: (a) ferro e crômio; (b) paládio e platina; (c) tungstênio e rênio; (d) escândio e ítrio.
Decida se os seguintes elementos são propensos a formar um cátion ou um ânion e escreva a fórmula do íon mais provável.(a)césio; (b) iodo; (c) selênio; (d) cálcio.
Decida se os seguintes elementos são propensos a formar um cátion ou um ânion e escreva a fórmula do íon mais provável.(a)telúrio; (b) bário; (c) rubídio; (d) bromo.
Quantos prótons, nêutrons e elétrons existem em (a) 64Cu2+; (b) 138La3+; (c) 12C2-; 39K+?