Enunciado

Identifique o número de oxidação dos átomos de halogênio em (a) ácido hipoiodoso; (b) C l O 2 ; (c) heptóxido de dicloro; (d) N a I O 3 .

Passo 1

O número de oxidação nada mais é que a carga que um átomo adquire em um composto do qual ele faz parte. Essa carga vai derivar da eletronegatividade desse átomo e também daqueles com os quais ele esteja diretamente ligado.

O cloro é um dos elementos mais eletronegativos da tabela periódica, perdendo apenas, por pouco para o nitrogênio, e depois para o oxigênio e para o flúor. Estando ligado a esses, o cloro adquire carga parcial positiva, que contribui para a elevação de seu NOx.

Se ligado a outor átomo de cloro, a ligação não adquire carga parcial, contribui de forma nula para o NOx. Se ligado a qualquer outro átomo, o cloro é mais eletronegativo e isso contribuirá para a redução de seu NOx.

O mesmo vai valer pro iodo, mas ele é menos eletronegativo que o cloro. Então, tudo ocorre da mesma, forma.

Passo 2

(a) H I O

Oxigênio com NOx -2, hidrogênio com NOx +1. Temos iodo com NOx = +1.

Passo 3

(b) C l O 2

Oxigênio com NOx -2. Teremos cloro com NOx +4 (pois são 2 oxigênios).

Passo 4

(c) C l 2 O 7

Oxigênio com NOx -2. Teremos cloro com NOx +7 (pois são 7 oxigênios e 2 cloros).

Passo 5

(d) N a I O 3

Oxigênio com NOx -2, sódio com NOx +1. Teremos iodo com NOx +5.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual destes você esperaria que fosse o oxidante mais forte? Explique o seu raciocínio. (a) N a C l O 2 ou N a C l O ; (b) C r 2 O 7 2 - ou C r 3 +
Alguns compostos de hidrogênio e oxigênio são exceções da observação comum de que H tem número de oxidação + 1 e O tem número de oxidação - 2 . Considerando que cada metal tem o número de oxidação de
Balanceie as seguintes equações e identifique os oxidantes e os redutores em cada uma delas:(a) C O g + H 2 O ( g ) → C O 2 g + H 2 ( g ) (b) C l O 2 g + O 3 g → C l 2 O 6 l + O 2 ( g ) (c) C l 2 g +
12. Qual dos elementos, escândio, molibdênio ou cobre, forma mais facilmente um cloreto com fórmula M C l 4 ? Explique sua resposta.
11. Qual dos elementos, vanádio, crômio ou manganês, forma mais facilmente um óxido com fórmula M O 3 ? Explique sua resposta.