Enunciado

O íon nitrosila, N O + , é isoeletrônico com N 2 e tem dois elétrons a menos que O 2 . O íon é estável e pode ser adquirido na forma dos sais hexafluoro-fosfato ( P F 6 - ) ou tetrafluoro-borato ( B F 4 - ).

  1. Desenhe seu diagrama de orbitais moleculares e compare-o com os de N 2 e O 2 .
  2. N O + é diamagnético. Será que com essa informação poderíamos dizer qual dos orbitais, σ 2 p ou π 2 p , tem energia maior?

Passo 1

Vamos começar mais umaaa !

Para desenhar o diagrama de orbitais moleculares do N O + devemos colocar os orbitais de oxigênio ligeiramente mais baixos em energia que os orbitais de nitrogênio, porque o oxigênio é mais eletronegativo. Isso fará com que a ligação seja mais iônica do que em N 2 ou O 2 .

Temos uma ambiguidade, no entanto, no fato de o diagrama OM ser semelhante ao de N 2 ou O 2 .

Então, olhando para os diagramas do N 2 :

E do O 2 :

Podemos ver que σ 2 p ou π 2 p têm energias relativas diferentes.

Sendo assim, existem duas possibilidades para o diagrama de orbital:

Agora vamos para a letra B!!

Passo 2

Então galera, se a molécula é diamagnética não há elétrons desemparelhados. Em ambos os orbitais não há elétrons desemparelhados. Sendo assim, essa propriedade não podem ser usadas para determinar qual diagrama é o correto.

Para que isso aconteça devemos usar medições espectroscópicas mais complexas.

Tudo certo?!

Resposta

  1. ;
  2. Não.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

15a – Seja f1 = sen(θ) e f2 = cos(θ). Mostre, por simetria, usando o grupo C5, que a integral do produto das duas, sobre um intervalo simétrico em torno do θ = 0, é nula.
14a – Que estados do (a) benzeno e (b) naftaleno podem ser atingidos por transições de dipolo elétrico a partir dos respectivos estados fundamentais (que são totalmente simétricos)?
10a – Dê o grupo a que pertence (a) o cis-dicloroeteno e (b) o trans-dicloroeteno.
13a – O estado fundamental do NO2 é A1 no grupo C2v. A que estados ele pode ser excitado por uma transição de dipolo elétrico? Que polarização deve ter a luz para propiciar a excitação?
9a – Dê os elementos de simetria das seguintes moléculas e identifique o grupo de simetria a que pertencem: a) NO2, b) N2O, c) CHCl3, d) CH2=CH2, e) cis-CHBr=CHBr, f) trans-CHBr=CHBr.