Enunciado

A melhor descrição dos orbitais t 2 g no [ C o F 6 ] 3 - (a) ligante (b) antiligante ou (c) não ligante? Explique como você chegou a essa conclusão.

Passo 1

Vamos começar mais umaa!

Nosso ligante é o íon F - , considerada como um ligante doador σ e π .

Na teoria do orbital molecular para complexos octaédrico, os orbitais t 2 g não participam da formação do orbital molecular, por não haver orbitais t 2 g no grupo ligante.

Estes orbitais só serão antiligantes nos complexos em que somente são formadas as ligações do tipo sigma e não há possibilidade de formação das ligações pi.

Como não acontece isto aqui os orbitais t 2 g permanecem não ligantes.

Chatinha ! Mas não como fugir, não é?

Resposta

N ã o   l i g a n t e s !

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Que estado do (a) antraceno e (b) coroneno (24) podem ser atingidos por transições de dipolo elétrico a partir dos respectivos estados fundamentais ?
Imagine que uma molécula de ClO2 (C2V) está confinada num sólido. O seu estado fundamental é B1. Luz polarizada paralela ao eixo dos y (isto é, paralela à separação entre os dois O) excita a molécula.
O grupo C4V é constituído pelos elementos E, 2C4, C2 e 2 σ V e 2 σ d . Monte a tabela de multiplicação do grupo.
Identifique o grupo a que pertencem os seguintes corpos: (a) lápis cilíndrico com ponta; (b) Hélice com três palhetas; (c) mesa quadrada de quatro pernas ; (d) o corpo humano (aproximadamente).
14 – Neste problema, você vai utilizar os métodos de estrutura eletrônica molecular descritos no Cap. 11 para investigar a hipótese de que o valor do deslocamento químico do C correlaciona-se com a ca