Enunciado

Um químico está titulando uma solução de K O H   de concentração desconhecida com uma solução 0,0101   M em H C l ( a q ) e um certo numero de eventos ocorreu durante a titulação.Quais dos seguintes eventos afetarão a concentração encontrada? Se houver um efeito, indique se a concentração de K O H determinada será muito alta ou muito baixa.

a) O balão usado para a solução de K O H   não estava seco e continha uma pequena quantidade de água destilada.

b) A bureta usada para a solução de H C l não estava seca e continha uma pequena quantidade de água destilada.

c) As paredes da bureta estavam ligeiramente engorduradas e algumas gotas de água ficaram presas enquanto o nível caía.

d) O químico leu erradamente a concentração H C l como sendo 0,0110   M   em   H C l ( a q ) .

Passo 1

Antes de tudo a reação que ocorre é a seguinte:

K O H a q + H C l a q → K C l a q +     H 2 O l

a) Não afeta, pois nos já acrescentamos agua destilada ao erlenmeyer durante a titulação para garantir que o todo o analito esteja no fundo do recipiente e não fique agarrado nas paredes no erlenmeyer. Veja que isso não altera a concentração de base que vamos descobrir pois o número de mols que vão reagir continuará sendo o mesmo e como sabemos o volume inicial do analito, podemos tirar a sua concentração.

b) Afeta, pois o químico irá pensar que foi necessário uma maior quantidade de volume e como sabemos a molaridade do meu titulante, ele achará que foi necessário uma maior quantidade de mols para neutralizar a base, logo encontrará uma concentração de base maior.

c) Mesmo fator do exemplo acima, encontrará concentração mais alta

d) Como o químico ta precisando de óculos e leu errado a concentração, a titulação ocorrerá normalmente e registrará o volume certo que foi necessário, mas ao fazer as contas o químico multiplicará esse volume R e l a ç ã o   n =   M V por uma molaridade maior do que a que de fato é, e com isso vai achar que foi preciso um maior número de mols para a neutralização. Dessa forma, encontrará uma concentração mais alta da base.

Resposta

a) Não afeta

b) Afeta, concentração de K O H   mais alta

c) Afeta, concentração de K O H   mais alta

d) Afeta, concentração de K O H   mais alta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as equações químicas balanceadas de a) a decomposição térmica de clorato de potássio na ausência de catalisador; b) a reação de bromo com água; c) a reação entre cloreto de sódio e ácido sulfú
Descreva as fontes de silício e escreva as equações balanceadas das três etapas da preparação industrial do silício.
Os possíveis produtos do tratamento do sulfeto de chumbo (II) com peróxido de hidrogênio são óxido de chumbo (IV) e dióxido de enxofre, ou, então, sulfato de chumbo (II). (a) Escreva as equações balan
Complete e balanceie as seguintes reações:(g) X e F 6a q + H 2 Ol → X e O 3a q + H F( a q ) (h) P ts + X e F 4( s ) → (i) K rg + F 2( g ) →
Balanceie as seguintes equações simplificadas e classifique-as como ácido-base ou redox:(a) M g C 2s + H 2 Ol → C 2 H 2g + M g ( O H ) 2( s ) (b)P b ( N O 3 ) 2s → P b Os + N O 2g + O 2( g )