Enunciado

Um radical comum, biologicamente ativo, é o radical pentadienila. RCHCHCHCHCHR’, no qual os carbonos formam uma cadeia longa, incluindo R e R’, que podem ser vários grupos orgânicos, em cada extremidade. Desenhe três estruturas de ressonância desse composto mantendo a valência quatro do carbono.

Passo 1

Para começar essa questão, temos que montar uma estrutura do radical. Porém, que molécula é essa? Essa coisa enorme, nunca vi! Bem, vamos desenhar obedecendo a valência dos carbonos, então vamos desenhar uma possibilidade e fazer mais duas ressonâncias a partir da que desenhamos.

Passo 2

A molécula possui 5 carbonos, 5 hidrogênios e os radicais em suas extremidades, então, vamos fazer o seguinte: Desenhar uma molécula linear que contenha estas características. (por enquanto sem completar o octeto).

Passo 3

Agora sim, que temos a molécula linear, vamos respeitar os octetos do Carbono e acrescentar ligações duplas, até formar uma molécula estável.

Começamos da esquerda para direita, preenchendo as ligações duplas entre os Carbonos para respeitar sua valência. Chegamos, então, a seguinte molécula:

Agora fechou, né? Só fazer suas estruturas de ressonância! Não, pera aí, o enunciado nos diz duas coisas que não prestamos a atenção.

Não sabemos a natureza de R, portanto, não sabemos se o grupo orgânico em questão terá uma ligação dupla. Além disso, a molécula é um radical. Portanto, esta ligação dupla no Radical, deve ser substituída pelo símbolo da estrutura radicalar.

Agora sim, chegamos na estrutura desejada, seguiremos então para as estruturas de ressonância.

Passo 4

Agora é simples, vamos pensar o radical em posições estratégicas para não nos enrolarmos. É o elétron que muda de lugar na molécula, não podemos esquecer disso.

Bem, como a molécula não é simétrica, pois os radicais até segunda ordem são diferentes, temos que se posicionado na outra pota, teremos uma ressonância da molécula original desenhada por nós.

Outra resposta plausível é se andarmos com a carga até o meio da molécula, pois ainda será possível sem prejudicar a valência de ninguém.

Finalmente, temos as 3 moléculas.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sabendo que os ângulos de ligação de um átomo hibridado s p 3 são 109,5° e os de um átomo hibridado s p 2 são 120°, você esperaria que o ângulo de ligação entre dois orbitais híbridos aumentasse com o
Descreve a estrutura da molécula de formaldeído, C H 2 O , em termos dos orbitais híbridos, ângulos de ligação e ligações σ e π , o átomo de C é o átomo central ao qual os outros três átomos estão lig
O orbital híbrido h 1 = s + p x + p y + p z a que o Exercício 3.47 se refere não está normalizado. Encontre o fator de normalização N, levando em conta que todos os orbitais atômicos estão normalizado
Dê as orientações relativas dos seguintes orbitais híbridos: (a)s p 3 ; (b)s p ; (c)s p 3 d 2 ; (d)s p 2 .
Dê a hibridação do átomo em negrito das seguintes moléculas: (a) S F 6 ; (b) O 3 C l - O - C l O 3 ; (c)H 2 N - C H 2 - C O O H (glicina); (d) O C ( N H 2 ) 2 .