Enunciado

Dê as orientações relativas dos seguintes orbitais híbridos: (a)   s p 3 ; (b)   s p ; (c)   s p 3 d 2 ; (d)   s p 2 .

Passo 1

Os orbitais moleculares híbridos formados pela promoção dos elétrons são comparados a formas geométricas para facilitar a visualização de como os elétrons se distribuem, precisamos considerar a repulsão dos elétrons e o estado de menor energia entre esses orbitais, a questão nos pede para determinar as orientações de alguns desses orbitais.

(a) No caso do orbital híbrido s p 3 , a união dos 3 orbitais p com o orbital s formam uma figura com quatro vértices, pela repulsão dos elétrons, a configuração de menor energia ocorre para uma distância angular de 109,5°. E a figura será um tetraedro, onde cada orbital estará na direção dos vértices.

Passo 2

(b) Para o s p , dois dos orbitais p estão ocupados, então apenas um orbital p e o orbital s se combinam, pela repulsão dos elétrons, o estado de menor energia é de maneira que os orbitais fiquem opostos entre si em relação ao átomo central, a distância angular então será de 180°.

Passo 3

(c) Para orbital s p 3 d 2 , seis orbitais se combinam, 2 d, 3 p e um s, para que a menor energia seja atingida, a repulsão faz com que os orbitais se distanciem em ângulos de 90° formando um arranjo octaédrico (pode ser pensado como duas pirâmides de base quadrada unidas pelas suas bases, uma de cabeça para baixo e outra para cima, e cada orbital está na direção de um dos vértices dessa figura).

Passo 4

(d) O orbital s p 2 é formado pela combinação de dois orbitais p e um s, por isso, a maior distância entre os orbitais será 120° formando um triangulo, cada orbital aponta para um vértice, e o arranjo será o trigonal planar.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O peróxido de hidrogênio, H 2 O 2 , é um agente de branqueamento não tóxico que está sendo usado como substituto do cloro na indústria e nas lavanderias domésticas. O processo de branqueamento é uma o
A fórmula do íon bromato, B r O 3 - , é semelhante à do íon clorato, C l O 3 - , mas as fórmulas dos íons nitrato e fosfato têm números diferentes de átomos de oxigênio, como as fórmulas dos íons nitr
Os complexos (a) [ F e F 6 ] 3 - e (b) [ C o ( o x ) 3 ] 4 - têm configurações eletrônicas de baixo spin. Quantos elétrons desemparelhados, se existem, têm em cada um dos complexos?
Os complexos (a) [ C o ( e n ) 3 ] 3 + e (b) [ M n ( C N ) 6 ] 3 - têm configurações eletrônicas de baixo spin. Quantos elétrons desemparelhados, se existem, têm em cada um dos complexos?
Determine o número de elétrons de valência presentes em cada dos seguintes íons metálicos: T i 2 + ; T c 2 + ; I r + ; A g + ; Y 3 + ; Z n 2 + .