Enunciado

N H 2 - e   N H 2 + são espécie angulares, mas o ângulo de ligação de N H 2 - é menor que o ângulo em N H 2 + . (a) Qual a razão da diferença? (b) Faça o eixo x perpendicular ao plano da molécula. Será que o orbital N 2 p x participa da hibridação nessas espécies? Justifique de forma resumida sua resposta.

Passo 1

(a) A diferença ocorre devido à falta do elétron em um dos orbitais p de N H 2 + , fazendo com que a geometria da molécula passe a ser trigonal plana, que possui ângulo entre as ligações um pouco maior que a de N H 2 - , que o arranjo é tetraédrico, já que todos os orbitais p possuem pelo menos um elétron

Passo 2

(b) Se o eixo x for perpendicular, para o caso de N H 2 - , o elétron extra ficará instalado na subcamada p, mas ainda contribuirá para a formação do orbital híbrido. Mas para o caso de N H 2 + , a falta de elétron ocorrerá no orbital 2 p x (pois ele está perpendicular e não se liga aos hidrogênios), deixando-o sem elétrons, logo, ele não contribuirá para a hibridação.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A fórmula do íon bromato, B r O 3 - , é semelhante à do íon clorato, C l O 3 - , mas as fórmulas dos íons nitrato e fosfato têm números diferentes de átomos de oxigênio, como as fórmulas dos íons nitr
Os complexos (a) [ F e F 6 ] 3 - e (b) [ C o ( o x ) 3 ] 4 - têm configurações eletrônicas de baixo spin. Quantos elétrons desemparelhados, se existem, têm em cada um dos complexos?
Os complexos (a) [ C o ( e n ) 3 ] 3 + e (b) [ M n ( C N ) 6 ] 3 - têm configurações eletrônicas de baixo spin. Quantos elétrons desemparelhados, se existem, têm em cada um dos complexos?
Determine o número de elétrons de valência presentes em cada dos seguintes íons metálicos: T i 2 + ; T c 2 + ; I r + ; A g + ; Y 3 + ; Z n 2 + .
Determine o número de elétrons de valência presentes em cada dos seguintes íons metálicos: C o 2 + ; M o 4 + ; R u 4 + ; P t + ; O s 3 + ; V 3 + .