Enunciado

Verifique se as seguintes afirmações estão certas ou erradas. Se estiverem erradas, explique por quê.

  1. Em uma reação de equilíbrio, a reação inversa só começa quando todos os reagentes tiverem sido convertidos em produtos.
  2. As concentrações de equilíbrio serão as mesmas se começarmos uma reação com os reagentes puros ou com produtos puros.
  3. As velocidades das reações direta e inversa são iguais no equilíbrio.
  4. Se a energia livre de Gibbs é maior do que a energia livre de Gibbs padrão de reação, a reação avança até o equilíbrio.

Passo 1

(a)Em uma reação de equilíbrio, a reação inversa só começa quando todos os reagentes tiverem sido convertidos em produtos.

Vamos começar definindo o equilíbrio. Equilíbrio químico é o estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura de reação, isto é, as concentrações e pressões parciais dos reagentes e produtos.

Como o equilíbrio procurado é o equilíbrio dinâmico, onde não há mudança de composição, mas as reações direta e inversa ainda ocorrem, porem na mesma velocidade. Portanto, concluímos que a afirmação é falsa.

Falso

Passo 2

(b)As concentrações de equilíbrio serão as mesmas se começarmos uma reação com os reagentes puros ou com produtos puros.

As substâncias puras não fazem parte das contantes de equilíbrio, logo, não influenciam na condição de equilíbrio.

Falso

Passo 3

(c) As velocidades das reações direta e inversa são iguais no equilíbrio.

Como vimos na definição de equilíbrio dinâmico no passo 1, a afirmação é verdadeira.

Verdadeiro

Passo 4

(d) Se a energia livre de Gibbs é maior do que a energia livre de Gibbs padrão de reação, a reação avança até o equilíbrio.

As reações químicas têm a tendência de ocorrer espontaneamente até o equilíbrio, mas a direção da reação depende da composição da mistura da reação. Ou seja, da energia de Gibbs.

Falso.

Resposta

(a)Falso; (b) Falso; (c) Verdadeiro; (d) Falso

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma amostra de 0,100m o l deH 2 S é colocada em um reator de 10,0L e aquecida até1132° C . No equilíbrio ,0,0285m o l de H 2 está presente. Calcule o valor de K c para a reação 2H 2 S ( g ) ⇌ 2H
Em 25 ° C ,K = 3,2 × 10 - 34 para a reação 2H C l ( g ) ⇌ H 2 g + C l 2 g . Se um balão de 1,0L é preenchido com H C l sob 0,22b a r , quais são as pressões parciais de H C l ,H 2 e C l 2 no equ
Uma amostra de 0,865m o l deP C l 5 é colocada em um balão de 500m L . Qual é a concentração de cada substância quando a reaçãoP C l 5 g ⇌ P C l 3 g + C l 2 g tiver atingido o equilíbrio, em
Uma mistura de reação contendo 0,100m o l de S O 2 , 0,200m o l deN O 2 , 0,100m o l de N O e 0,150m o l de S O 3 foi preparada em um reator de 5,00L . A reaçãoS O 2 g + N O 2 g ⇌ N O ( g ) + S O 3
A constante de equilíbrio da reação P C l 3 g + C l 2 g ⇌ P C l 5 g é K c = 0,56 , em 250° C . Após análise, determinou-se que 1,50m o l de P C l 5 , 3,00m o l s deP C l 3 e 0,500m o l de C l 2 est