Isótops Radioativos

Resumo

Fala Aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Já falamos sobre Isótopos aqui no Responde Aí, são átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas hoje vamos focar em estudar Isótopos Radioativos

Aqui no Brasil temos uma história muito famosa sobre isótopos radioativos que aconteceu em Goiânia (GO). Em 1987 um aparelho de radioterapia (utilizado para bombardear com radiação células cancerígenas) foi desmontado e capsulas que contiam o elemento césio 137 foram manipuladas e desmontadas, liberando radiação para o ambiente.

O césio 137 é um tipo de isótopo radioativo, átomo muito instável que frequentemente liberam dos seus núcleos radiação e ondas eletromagnéticas. Com a perda de energia, que é chamada de decaimento, os átomos após algum tempo tornam-se novos elementos. O carbono 14 por exemplo, outro isótopo radioativo, se transforma em nitrogênio 14, mas isso demora mais de 5000 anos para acontecer!

O tempo para decaimento dos átomos de um isótopo radioativo, está relacionado com a meia vida do elemento. Cada isótopo leva um período diferente para que metade dos átomos que compõe o elemento sofra decaimento, e esse período é o que chamamos de meia vida. A meia vida do césio 137 é de 30 anos, já a meia vida do carbono 14 é de 5730 anos.

Tranquilo né? Segue no nosso site para ver mais conteúdos sobre Química, e aprender mais sobre radiação, química nuclear e muito mais. Temos conteúdos em vídeo, aulões, exercícios resolvidos e muito mais!

Conteúdos Complementares