Tipos de Titulação

Resumo

Fala Aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Em Química muitas vezes utilizamos o processo de titulação para determinar a concentração de uma substância, com base na adição de um reativo-padrão que reage com nossa substância com uma proporção definida e conhecida. Nessa página estaremos interessados em listar os tipos de titulação e apresentar um pequeno resumo dos principais tipos.

Titulação Ácido-Base

A titulação ácido-base é uma das mais comuns, e sempre aparece nas provas. Ela é utilizada para determinar concentrações em soluções que contenham um ácido ou uma base. Leia uma página inteira dedicada a titulação Ácido-Base aqui!

Titulação Redox

A titulação Redox, é outro tipo de titulação muito comum em laboratórios. Ela é utilizada em soluções que possuem ácido e base, onde na reação irá acontecer uma oxirredução de uma das substâncias. Dá uma olhada nessa página de titulação de Redox.

Existem outros tipos de titulação, mas que só ocorrem em condições específicas e por isso não são tão estudadas, por exemplo a titulação por precipitação, a titulação através da formação de complexos e a titulação sem indicador. Todas elas possuem o mesmo propósito, de alguma forma tentar descobrir a concentração de uma substância dentro de uma solução.

Confira o nosso site, para encontrar todo o conteúdo de Química necessário para você seguir confiante nesse semestre temos exercícios resolvidos, conteúdo em vídeo, aulões e muito mais.

Conteúdos Complementares

Conceitos de Soluções e Separação de Misturas

Substâncias Simples e Compostas Substâncias Puras Massa Molar

Fórmulas de Soluções e Separação de Misturas

Fórmula da Titulação Fórmula da Molaridade