Exercícios Resolvidos de Redefinição de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Uma cafeteria te contratou para desenvolver um programa capaz de tratar dados que representam as opiniões dos cliente a respeito do negócio.

Como as opiniões se baseavam apenas nas opções “Ruim”, “Bom” e “Excelente” você decidiu criar o seguinte tipo enumerado:

Ao decorrer do desenvolvimento, você percebeu que muitos ramos da cafeteria seriam avaliados como: serviço, ambiente, produtos etc. Então, como forma de evitar a criação de inúmeras variáveis do tipo enumerado a v a l i a c o e s , você decidiu redefinir esse tipo tornando as declarações posteriores mais rápidas e eficazes.

Escreva o trecho de código que melhor representa essa redefinição e mostre como seria a nova forma de declaração das variáveis do tipo enumerado.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é redefinir o tipo enumerado a v a l i a c o e s :

Passo 2

Com a redefinição de tipo feita, a nova forma de declaração de uma variável do tipo enumerado a v a l i a c o e s pode ser feita da seguinte forma:

Resposta

Portanto, a declaração de variáveis do tipo enumerado a v a l i a c o e s agora podem ser feitas de forma muito mais simples utilizando o apelido nota.