Exercícios Resolvidos de Tuplas e dicionários

Ver Teoria

Enunciado

Escreva uma função, chamada contaVoigais, que conta todas as vogais presentes no texto recebido como parâmetro e retorna um dicionário contendo a quantidade de cada vogal. Escreva um programa a fim de testar sua função, e exiba, no fim, os dados do dicionário retornado.

Passo 1

E aí, doido! Essa questão tá bem objetiva. Só nos resta obedecer.

Vamos começar criando uma função com o nome e contaVogais, que receberá por parâmetro um texto que queremos contar as vogais.

E pra gente contar as vogais, bom, a gente precisa checar letra por letra desse texto. Pra isso, a gente precisa de uma iteração. Mas antes da iteração, a gente já pode criar o dicionário que pretende retornar depois!

Com essa estrutura de repetição, a gente só precisa verificar se a letra atual é uma vogal. Se for, a gente precisa contar no dicionário. A gente pode checar se é vogal usando o operador in.

Sabendo que é uma vogal, a gente precisa contar no dicionário que criamos com o nome de “contador”. Pra isso, a gente verifica se já tem essa key no dicionário. Se já tiver, a gente acrescenta 1, mas se não tiver, a gente adiciona.

E pronto! Repara que a diferença é pequena entre acrescentar e adicionar um item ao dicionário! Por fim, a gente precisa retornar o dicionário criado no fim da função.

Passo 2

Agora que a gente já tem a função que conta as vogais, a gente pode escrever o programa pra receber o texto do usuário e mandar a função contar pra gente! Bora pedir o texto com a função input.

Depois de contar as vogais, a gente precisa iterar pelo dicionário pra exibir pro usuário quantas vogais de cada existia no texto. Pra isso, a gente vai fazer mais um laço de repetição, um for.

Não esquece que a iteração passa somente pelas keys, ok? Aí, pra acessar o valor armazenado, a gente tem que usar a notação DICIONARIO[KEY}. E é isso! Terminamos o exercício! Até o próximo, ok?!

Resposta