Exercícios Resolvidos de Tuplas e dicionários

Ver Teoria

Enunciado

Três tipos de dados fundamentais em Python são as listas (“lists”), sequências ou ‘tuplas’ (“tuples”) e dicionários (“dictionaries”). A respeito dessas estruturas, é correto afirmar:

  1. Listas não podem ser modificadas depois de criadas, ao passo que sequências e dicionários podem.
  2. Listas podem ser modificadas, mas seu tamanho não pode ser modificado após a criação, ao passo que sequências e dicionários não têm essa limitação.
  3. Dicionários não podem ser modificados depois de criados, ao passo que listas e sequências podem.
  4. Listas e sequências são indexadas por inteiros, ao passo que dicionários podem ser indexados por strings.
  5. Listas e dicionários são indexados por inteiros, ao passo que sequências podem ser indexadas por strings.

Passo 1

E aí, chefe! Yann aqui! Múltipla escolha dessa pra facilitar nossa vida e nosso entendimento sobre a diferença entre as principais estruturas de dados de Python…

Então bora analisar item por item até a gente encontrar o verdadeiro, jae?! Começando pelo item A, que diz que “listas não podem ser modificadas depois de criadas, ao passo que sequências e dicionários podem”.

Na verdade, listas podem sim ser modificadas! Dicionários podem também, mas não é possível fazer com tuplas. Tuplas (ou sequências) são feitas justamente pra NÃO SEREM MODIFICADAS. Então, essa tá errada, tá?! Vamo ver a próxima...

Passo 2

Bora dar uma olhada no segundo item. Tá dizendo que “listas podem ser modificadas, mas seu tamanho não pode ser modificado após a criação, ao passo que sequências e dicionários não têm essa limitação”. hmmmm

Cara, na verdade as tuplas (sequências) tem sim essa limitação… Não dá pra alterar tuplas de forma alguma, beleza?! Além disso, as listas não tem limitações de tamanho. A gente pode alterar como bem entender, tá?! Então essa também tá errada… Bora ver próxima!

Passo 3

No terceiro item, o digníssimo professor diz que “dicionários não podem ser modificados depois de criados, ao passo que listas e sequências podem”. Olha a audácia do cara! Agora há pouquinho, na teoria, a gente viu como editar dicionários… E, mais uma vez, TUPLAS NÃO PODEM SER MODIFICADAS MANOOOO!

Todos os itens estão tentando fazer a gente cair nessa, mas não vamos, ok?! Com isso, essa aqui tá errada também! Bora ver a próxima...

Passo 3

Olha, agora no item d tá escrito que “listas e sequências são indexadas por inteiros, ao passo que dicionários podem ser indexados por strings”. E é verdade! Listas e sequências são indexadas por números inteiros. Apesar de também poder ser indexado por inteiros, não há nada que impeça a gente indexar dicionários com strings. Por isso, essa alternativa tá certa!

mas, mesmo assim, bora ver a próxima pra tentar descobrir o que tem de errado nela...

Passo 4

Cara, no último item o professor teve a coragem de copiar e colar o item d. Ele diz que “listas e dicionários são indexados por inteiros, ao passo que sequências podem ser indexadas por strings”. Só não vou julgar pois eu faria o mesmo...

Mas tá dizendo que sequências podem ser indexadas por strings, e isso não é verdade. Sequências (tuplas) só podem ser indexadas, bom, em sequência hahaha! Só dá pra indexar por números inteiros, igual listas. Por isso, essa aqui realmente tá errada. E assim a gente finalizou o exercício!

heheh valeuuuu

Resposta

Alternativa d.