Exercícios Resolvidos de Variáveis

Ver Teoria

Enunciado

Joãozinho investiu R$1000,00 na sua conta do Banco Iradoso por um ano. Sabendo que seu investimento rende 0.02% por dia útil, qual o montante que Joãozinho terá após 7 semanas de investimento?

Passo 1

Fala aí! Antes de tudo eu queria te lembrar que, assim como todo exercício de programação, existe mais de uma solução correta, ok?! Se você fez diferente, não tem problema. O importante é funcionar e ser um bom algoritmo.

Sabendo disso, bora laaa resolver essa questão. A gente, primeiro, precisa definir uma série de instruções que, quando executadas de forma ordenada, resolvam o problema em questão. Nesse caso, as instruções são:

1.Calcular o número de dias úteis decorridos durante o investimento.

2.Calcular o rendimento no número de dias calculado no passo 1.

3.Exibir o montante calculado no passo 2.

No passo 1 o que a gente precisa fazer é multiplicar o número de dias úteis que uma semana tem pelo número de semanas decorridas, nesse caso, 5 dias úteis vezes 7 semanas resulta em 35 dias úteis no total. O código pra fazer isso fica assim:

Aqui a gente guardou a quantidade de dias úteis numa variável chamada “dias_uteis”.

Vamo pro próximo passo!

Passo 2

No segundo passo, a gente precisa calcular o rendimento. Lembrando lá da matemática, se nosso investimento rende 0.02% ao dia, isso significa que a cada dia a gente vai ter 100.02% do que a gente tinha no dia anterior.

Com isso, a gente precisa elevar o rendimento diário pelo número de dias e vamos ter o montante final. Se liga nesse código:

Obs: lembrar que o símbolo % significa “por cento”, que é a mesma coisa que dividir por 100?! Então... 100.02% é a mesma coisa que 100.02/100 = 1.0002. Se o montante vai ser multiplicado por esse valor a cada dia, então a gente pode elevar esse rendimento ao número de dias úteis.

Uma última observação é que números decimais só podem ser representados por “.”, ok? Se você colocasse uma vírgula ali, tipo “1,0002”, ia dar ruim!

Ok! Bora pro próximo passo.

Passo 3

No terceiro passo, a gente precisa mandar o computador exibir o resultado do cálculo feito no passo 2. Pra isso, vamos usar o comando print(). Esse comando exibe os dados que forem passados dentro dos parênteses. Lembra dele, né?!

Olha como a gente pode fazer:

Como sempre, é uma boa a gente testar nosso código pra ver se ta tudo funcionando na moral. Então vamo lá, executa o programa aí e vê se tá tudo certo!

O resultado aqui foi esse:

Caso o seu tenha dado o mesmo valor, isso significa QUE TU É BRAB@ MANOOO!

Valeuuuu! Te vejo no próximo!

Resposta