Exercícios Resolvidos de Variáveis

Ver Teoria

Enunciado

Você estudou pra sua prova de cálculo usando o Responde Aí e conseguiu terminar a prova em 1 hora e 34 minutos. Faça um programa que calcula e exibe o tempo decorrido, em segundos, durante a prova.

Passo 1

Cara, lembra que programar significa ensinar a um computador um passo a passo pra resolver um determinado problema? Então, sabendo disso, a primeira etapa no desenvolvimento de uma solução sempre é pensar em qual passo a passo resolve o seu problema.

Nesse caso, podemos dividir nossa solução nessas cinco etapas:

1. Armazenar os valores que a gente sabe em variáveis.

2. Calcular a quantidade de minutos que tem em uma hora

3. Calcular a quantidade segundos tem no total de minutos calculados

4. Exibir o resultado do passo 3.

Primeiro, vamos começar declarando variáveis dos valores que a gente já conhece pra que possamos usar durante nossos cálculos. Os dados fornecidos pelo enunciado foram as horas e os minutos. Com isso, a gente só precisa declarar essas duas variáveis.

Passo 2

No nosso resultado final a gente precisa ter o somatório de segundos que tem em cada minuto e em cada hora, certo? Show! Vamos criar a variável “minutos_totais” e colocar dentro dela quantos minutos a gente tem na variável “horas” e na variável “minutos”. Cada hora tem 60 minutos, certos?

Então se liga na ideia de como descobrir os minutos totais: a gente pode multiplicar o número de horas que a gente tem por 60 a gente vai ter o número de minutos!

Então bora escrever essa solução em Python!

Bom, até aqui a gente salvou na variável “minutos_totais” o tempo que tava salvo na variável “minutos” e “horas”. Agora a gente precisa adicionar o tempo correspondente a esse minutos, né?? Vamo lá!

Passo 3

Agora, também temos que adicionar em “segundos_totais” o tempo que ta salvo na variável “minutos_totais”. Mas, você sabe quantos segundos tem em um minuto?? Hmmm

Bom, um minuto costuma ter 60 segundos, certo? Show! Então, temos que adicionar esse tempo aos segundos que a gente já calculou. Com isso, vamos ter:

Agora sim! A gente acabou de colocar dentro da variável “segundos_totais” o número de segundos que a gente tinha colocado dentro da variável “minutos_totais”. Agora só falta a gente exibir esse número pro usuário, ok?

Passo 4

Agora que a gente já calculou os segundos totais, só falta a gente exibir esse valor pro usuário! Lembra do comando que a gente usa pra exibir coisas na tela??

Se tu for bom de memória, vai lembrar do comando print(). Esse comando exibe pro usuário o valor que a gente passa como parâmetro. Lembrando disso, basta a gente fazer:

O comando print() vai exibir os parâmetros que a gente passar um ao lado do outro. Ao executar esse programa, a gente vai obter o seguinte resultado:

Aí a gente matou a questão!!!

Valeu manoooo!

Resposta