Enunciado

O paralelogramo A B C D (Figura 1.30 ) é determinado pelos vetores A B → e A D → , sendo M e N pontos médios dos lados D C e A B , respectivamente. Determinar:

M D → + M B →

Passo 1

Vamos lá, vamos primeiro localizar os vetores M D → e M B → da figura, onde o vetor M D → começa no ponto M e termina no ponto D e o vetor M B → começa no ponto M e termina no ponto B :

Para calcular a soma devemos colocar o ponto de término do vetor M D → tocando o ponto de início do vetor M B → , vamos então deslocar o vetor M B → :

Passo 2

Agora a soma desses dois vetores é o resultado o ponto de início do primeiro vetor, M D → , com o ponto de término do segundo vetor, M B → = D N → :

O que nos resulta no vetor:

M D → + M B → = M D → + D N → = M N →

Resposta

M D → + M B → = M N →

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dado um tetraedro OABC, tem-se O A → = a → , O B → = b → , O C → = c → , O P → = 2 3 O B → . M é o ponto médio de A B → , N é o ponto médio de B C → e Q é o ponto médio de A C → . Pede-se u → = P M →
Dados os vetores u →=( 0,1 , - 1 ) e w →=( 2,5 , 4 ) , calcule o comprimento da projeção do vetor - 4 u →+w → sobre o eixo cuja direção é dada pelo vetor w → - 2 u → .
No triângulo ABC, P, Q e R são os pontos médios, respectivamente, de AB, BC, e AC. O ponto O é um ponto qualquer do espaço. Demonstre: O A→ +O B→ +O C →=O P →+O Q→ +O R →. (Sugestão: escreva O P → , O
Prove que o segmento que une os pontos médios de dois lados de um triângulo é paralelo ao terceiro lado e tem comprimento igual à metade do comprimento desse lado.
Seja ABC um triângulo qualquer com medianas A D ̄ , B E ̄ e C F ̄ . Demonstre que A D→ +B E→ +C F →=0 → .