Enunciado

Desenhe um fluxograma para o seguinte algoritmo:

Passo 1

Fala aí, meu parceiro! Nessa questão, você precisa lembrar que fluxograma é aquele diagramazinho de balões que ligam as instruções do algoritmo, tá ligado?!

Esse tipo de diagramação serve pra que a gente possa olhar pro nosso algoritmo e seguir o seu fluxo mentalmente, de forma a encontrar possíveis bugs (bug = situação onde o algoritmo não funciona da forma que a gente espera).

A primeira coisa que a gente tem que fazer e ficar ligado nos formatos dos balões:

Obs: repare que o início de um fluxograma tem o mesmo símbolo do final. Vamos iniciar nosso fluxograma com um balão elíptico e nossa primeira ordem dentro, que é “colocar o pó na cafeteira”.

Eu escrevi só “colocar o pó” pra não ficar muito grande dentro do balãozinho. Mas não tem problema, ok?! O principal aqui é o fluxo do algoritmo.

Passo 2

Bom, depois de colocar o pó a gente faz o que?!

A gente coloca água na cafeteira. Como esse é um processo normal, que não começa e nem termina o fluxograma, a gente vai usar o retângulo (aqui o retângulo tá com as bordas arredondadas pra ficar mais bonitinho, mas é um retângulo, ok??!).

A setinha indica o fluxo do nosso algoritmo. Ou seja, a gente começa colocando a água e assim que a gente colocar a água, a gente coloca o pó!

Passo 3

O próximo passo é ligar a cafeteira. Essa instrução também é um processo normal, assim como colocar água. Sendo assim, a gente coloca dentro de um retângulo também!

As setinhas, mais uma vez, indicam o fluxo. Até aqui, esse fluxograma diz que a gente primeiro coloca o pó e vai seguindo as setinhas os próximos processos, em ordem.

Passo 4

A próxima instrução é um pouco mais difícil. Qual deve ser o símbolo desta instrução?! Bom na verdade, a gente tem que quebrar essa instrução em duas.

Relaxa que a gente vai conseguir! Vamos isolar só essa instrução pra gente falar melhor sobre ela:

Olha, “aguardar” é um processo normal, certo?! A gente quer esperar o café ficar pronto, mas a gente não sabe quanto tempo vai demorar. Então, a gente pode aguardar um pouco e checar se o café já passou. Caso não esteja pronto ainda, aí a gente espera mais um pouco e repete o processo. Sacou?!

O símbolo losango (tomada de decisão) tem duas saídas, que dependem da resposta pra pergunta dentro dele. A gente vai seguir o fluxo (setinha) da resposta da pergunta. Então, até agora, nosso fluxograma tá assim:

Obs: se liga também que o formato final pode ser o formato que você quiser! Eu podia ter continuado o fluxograma pro lado, também podia ter feito tudo na vertical, etc. O importante é manter a ordem na setinha, jae?!

Passo 5

Agora, pra finalizar, a gente só precisa do último processo, que é beber o nosso cafezinho gostosinho!

Como esse é o processo final do nosso algoritmo, a gente vai usar o símbolo de fim (que é o mesmo de início). Olha:

Olha que lindinho esse nosso fluxograma! Repara que na hora de escrever, os símbolos são importantes. Mas na hora de ler um fluxograma, o macete é não precisa ficar se preocupando com os símbolos, beleza?! Basta seguir as setinhas.

Valeuuu! Até a próxima!

Resposta

Exercícios Relacionados