Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Algoritmos

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um algoritmo para perguntar pro usuário uma temperatura em graus Fahrenheit, calcular e responder o valor correspondente em graus Celsius (baseado na fórmula abaixo):

Passo 1

Fala aí, doido! Pra começar a resolução desse exercício a gente precisa lembrar o que é um algoritmo!

que um algoritmo é uma sequência de instruções que resolvem um determinado problema. Com isso, imagine que você é um programa de computador que faz a conversão entre essas unidades. Nesse caso, o primeiro passo que nós temos que fazer é “perguntar” pro usuário quantos graus fahrenheit ele quer que a gente transforme. Com isso, nosso primeiro passo é perguntar para o usuário!

Passo 2

Beleza! Agora que a gente já sabe o valor em Fº, temos que seguir uns passos pra fazer a transformação. Agora, bora colocar esse valor na nossa fórmula.

Olha, antes de começar a escrever essa parte no nosso algoritmo, bora lembrar que a gente quer achar o C dessa fórmula, e temos o F. Com isso, o ideal é a gente isolar o C na fórmula. Ficaria +/- assim:

Agora que a gente já perguntou o F, vamos fazer com ele o passo a passo que retorna o valor de C, ou seja, vamos aplicar a fórmula. Os passos são:

  • Subtrair 32 do valor de entrada
  • Multiplicar o resultado por 5
  • Dividir o resultado por 9

Beleza! Fizemos etapas numa cajadada só! Falta só o último passo. Vamo lá!

Passo 3

Se liga, o exercício diz que a gente tem que dizer pro usuário o resultado da conta depois que a gente fizer, então esse é o nosso próximo passo: dizer ao usuário o resultado.

Juntando tudo, a gente fica com:

Por enquanto é isso, doido. Valeuuuu!

Resposta