Exercícios Resolvidos de Algumas funções úteis – Parte 2

Ver Teoria

Enunciado

Use o comando seguinte para criar uma matriz chamada F :

  1. Calcule a média de cada coluna e atribua o resultado a um vetor a v g .
  2. Calcule o desvio padrão de cada coluna e atribua o resultado a um vetor s .

Passo 1

Neste exercício, criaremos uma matriz F de 5 linhas e 10 colunas com números aleatórios. Resolveremos a letra a do exercício usando a função m e a n do MATLAB. Já letra b resolveremos com a função s t d .

Passo 2

No Command Window do MATLAB, entre o comando dado pelo enunciado para a criar a matriz F :

Este comando usa a função r a n d n do MATLAB com duas entradas: o número de linhas e o número de colunas de uma matriz. Desta forma, é criada uma matriz composta por números aleatórios vindos da distribuição normal padrão. No comando acima, é criada uma matriz de 5 linh e 10 colunas que é armazenada na variável F .

Passo 3

A letra a do exercício pede para calcularmos a média de cada coluna de F e armazenar o resultado em um vetor chamado a v g . Para isto, usaremos a função m e a n , que retorna a média aritmética de um conjunto de dados.

Até agora, usamos a função m e a n somente com vetores como entrada, mas ela também aceita matrizes. Quando a entrada de m e a n é uma matriz, ela retorna um vetor com a média de cada coluna da matriz. Legal, né? Desta forma, podemos resolver a letra a com uma única linha de código:

Com este comando, aplicamos m e a n na matriz F . Como F tem 10 colunas, m e a n nos dará um vetor de 10 elementos, correspondendo à média de cada coluna de F . Este vetor é armazenado na variável a v g , que é a resposta da letra a.

Passo 4

A letra b do exercício pede para calcularmos o desvio padrão de cada coluna de F e armazenar o resultado em um vetor chamado s . Para isto, usaremos a função s t d , que retorna o desvio padrão de um conjunto de dados.

Assim como m e a n , a função s t d também aceita matrizes como entrada. Quando a entrada de s t d é uma matriz, ela retorna um vetor com o desvio padrão de cada coluna da matriz. Por isso, também podemos resolver a letra b com uma linha de código:

Com este comando, aplicamos s t d na matriz F . Como F tem 10 colunas, s t d nos dará um vetor de 10 elementos, correspondendo ao desvio padrão de cada coluna de F . Este vetor é armazenado na variável s , que é a resposta da letra b.

Para ter a resposta do exercício, imprima a v g e s no Command Window. Mas lembre: a sua resposta com certeza vai ser diferente da minha, pois os elementos da matriz F são gerados aleatoriamente. Eles são diferentes a cada execução de código.

Resposta