Exercícios Resolvidos de Alumínio e suas ligas

Ver Teoria

Enunciado

Sobre as propriedades mecânicas determine a opção correta:

  1. O baixo módulo de elasticidade possui a vantagem de dar às estruturas de alumínio uma capacidade elevada de amortecer os golpes, assim como de reduzir as tensões produzidas pela variação de temperatura.
  2. O alumínio se torna frágil em temperaturas abaixo de zero
  3. Os elementos de liga aumentam a resistência do alumínio, assim como o tratamento térmico e o endurecimento pelo trabalho a frio, porém a dureza é significativamente mais baixa do que a maioria dos aços

Passo 1

O baixo módulo de elasticidade possui a vantagem de dar às estruturas de alumínio uma capacidade elevada de amortecer os golpes, assim como de reduzir as tensões produzidas pela variação de temperatura.

Passo 2

O alumínio não se torna frágil em temperaturas abaixo de zero e na realidade sua resistência aumenta sem perder a ductilidade.

Passo 3

Os elementos de liga aumentam a resistência do alumínio, pois agem como aditivos, dando novas propriedades ao material. Tratamento térmico e endurecimento pelo trabalho a frio também aumentam a resistência aumentando a dureza, porém esta ainda é significativamente mais baixa do que a maioria dos aços

Resposta

Alternativa A

Exercícios de Livros Relacionados

Por que os rebites de uma liga de alumínio de 2017 devem ser refrigerados antes de serem utilizados?