Exercícios Resolvidos de Booleans

Ver Teoria

Enunciado

Considere o código abaixo e responda à pergunta:

Ao executar esse programa, qual será o valor nas variáveis b, c e d?

Passo 1

Bora analisar todas as linhas e responde uma pergunta de cada vez, ok?! Começando com a variável b. Dentro dela vai ter o valor da String “False” convertido pra boolean. Mas cara, na variável “a” era uma String.

Lembra que todos os valores, exceto 0 e None, são considerados True por Python? Então... A string “False” não é zero e nem None. Por isso, ao converter pra boolean o resultado vai ser True, ok?!

É comum a gente achar que converter a string “False” pra boolean resulta em False, mas não é verdadeeee. O resultado é True, e esse é o valor na variável b. Beleza, vamos analisar a próxima!

Passo 2

Na variável c vai ser armazenado o tipo do valor na variável b. Como a gente viu no passo 1, dentro da variável b vai ter um boolean, True. Logo, na variável “c” vai ficar guardado o tipo da variável “b”, que é boolean. Sacou?? Beleza!

Vamos pra próxima!

Passo 3

Cara, aqui a gente tá multiplicando uma variável do tipo boolean por um número. Então, antes eu preciso te lembrar que os nomes True e False são, na verdade, apelido pra valores 1 e 0.

Na variável “b” a gente tava guardando um valor booleano True, que é igual a 1. Se a gente multiplicar 3 por True, que é igual a 1, o resultado vai ser 3 mesmo!

Esse vai ser o valor dentro da variável d depois que o programa for executado, beleza?!

Resposta

True, boolean e 3, respectivamente.