Exercícios Resolvidos de Booleans

Ver Teoria

Enunciado

Quais das seguintes é uma expressão booleana? Selecione todos que são.

a) True

b) 3 == 4

c) 3 + 4

d) 3 + 4 == 7

e) "False"

Passo 1

Vamos analisar uma por uma pra verificar quais são expressões booleanas. Começando com a alternativa A, True já é por si só um valor booleano. Todas as expressões booleanas resultam em True ou False, por isso o próprio True já é por si só uma expressão booleana, ok?!

Show, vamos pro segundo.

Passo 2

Na segunda alternativa a gente tem uma comparação entre dois valores numéricos. O operador “==” verifica se ambos os valores são equivalentes, resultando em True ou False.

Por isso, também é uma expressão booleana, ok?

Passo 3

Na alternativa C a tem uma expressão matemática, e o resultado de uma expressão matemática é um número! Se o resultado é diferente de True ou False, então não é uma expressão booleana, ok?

Essa aqui não é.

Passo 4

Agora, na alternativa D, a gente tem operadores dos dois tipos. Mas acontece que os operadores matemáticos têm maior precedência, e por isso a soma vai ser feito antes da verificação.

Logo após a soma ser feita, resultando em um número, esse resultado vai ser comparado com o 7 do lado direito. Se forem iguais o resultado será True, ou False caso contrário.

Se o resultado é True ou False, então é uma expressão booleana, beleza?? Essa aqui também é!

Passo 5

Cara! Na alternativa E tem um False, mas ele tá entre aspas. Isso significa que é uma string, é um texto com a palavra False dentro. Não tem nada a ver com booleans, ok?!

SE ESTIVER ENTRE ASPAS É STRING E PONTO! Não se esquece disso, mano!

Resposta

As alternativas A, B e D são expressões booleanas.