Exercícios Resolvidos de Booleans

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que recebe dois números e exibe True caso esse o segundo seja maior que o primeiro.

Passo 1

Vamo começar pedindo os números pro usuário, beleza?! Pra isso a gente tem que usar a famosa função input().

Repara que o enunciado não tá especificando se os números vão ser inteiros ou reais. Por isso, a gente vai usar float! O tipo float consegue guardar números inteiros também, lembra?! Beleza! Agora vamos exibir a comparação!

Passo 2

Cara, a gente precisa comparar os dois números. O enunciado quer que a resposta seja True se o segundo for maior que o primeiro, né?!

Repara que o resultado dentro da variável “comparação” vai ser do tipo Boolean, e se o segundo for maior que o primeiro, vai ser True. Antes de tudo, queria te falar que não é boa ideia usar nomes de variável com acentos, esse “ç” e caracteres especiais, ok?!

Quando a gente usa caracteres especiais, somos obrigados a salvar o arquivo de um jeito diferente (especificando que tem caracteres especiais). O macetinho é você nunca usar caracteres especiais pra não ter risco de dar ruim na hora que seu professor for ler, beleza?! Por isso eu vou trocar o nome.

Passo 3

Show! Agora a gente já tem armazenado na variável “comparacao” o resultado da comparação entre os números. Agora a gente só precisa exibir pro usuário, e a gente faz isso usando a função print(), é claro!

Agora o resultado da comparação vai ser exibido pro usuário. Talvez você esteja se perguntando se dá pra gente personalizar a mensagem de acordo com o resultado da comparação, e eu te digo que dá!! A gente vai aprender mais pra frente, beleza?! Te espero lá!

Resposta