Enunciado

Determine os pontos críticos da função dada e classifique-os (a classificação refere-se a ponto de máximo local, ponto de mínimo local ou ponto de inflexão).

a) f x = x 4 4 - x 3 - 2 x 2 + 3

Passo 1

Vamos calcular a derivada da função:

f ' x = x 3 - 3 x 2 - 4 x = x x 2 - 3 x - 4

Assim, os pontos críticos serão x = - 1 , x = 0 e x = 4 , que são raízes da equação:

x x 2 - 3 x - 4 = 0

Passo 2

Para classificar esses pontos críticos, vamos calcular a derivada segunda da função:

f ' ' x = 3 x 2 - 6 x - 4

f ' ' - 1 = 3 + 6 - 4 = 5 > 0

f ' ' 0 = - 4 < 0

f ' ' 4 = 48 - 24 - 4 = 20 > 0

Sendo assim, temos que - 1 e 4 são pontos de mínimo local e 0 é ponto de máximo local.

Resposta

- 1 e 4 são pontos de mínimo local e 0 é ponto de máximo local

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Seja s uma reta que passa pelo ponto ( 4,3 ) formando um triangulo com os eixos coordenados positivos. Qual a equação de s para que essa área seja mínima.
Uma cerca de 1m de altura está situada a uma distância de 1m da parede lateral de um galpão. Qual o comprimento da menor escada cujas extremidades se apoiam na parede e no chão do lado de fora da cerc
Um retângulo é inscrito num triângulo retângulo de catetos que mede 9c m e 12c m . Encontrar as dimensões do retângulo com maior área, supondo que sua posição é dada pela figura a seguir.
Um fazendeiro deve cercar dois pastos retangulares, de dimensões a e b , com um lado comum a . Se cada pasto deve medir 400m 2 de área, determinar as dimensões a e b , de forma que o comprimento da ce
Um cilindro circular reto está inscrito num cone circular reto de altura H = 6m e raio da base R = 3,5m . Determinar a altura e o raio da base do cilindro de volume máximo.