Enunciado

Faça o gráfico da função f x = x 4 + c x 2 + x para vários valores de c . Como mudará o gráfico quando c varia?

Passo 1

Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!

O enunciado pediu pra gente esboçar o gráfico da função f x = x 4 + c x 2 + x para vários valores de c e explicar como a variação do valor de c muda esse gráfico.

Pra entender como c altera a forma do gráfico, vamos precisar fazer o gráfico de uma família de funções, que é uma coleção de funções cujas equações estão relacionadas. E pra fazer isso, vamos precisar atribuir alguns valores para c .

Então, vamos chamar c = { - 3 ,   - 2 ,   - 1 ,   0 ,   1 ,   2 } , substituir esses valores da equação e plotar os gráficos correspondentes, pra a partir daí verificar a influência de c no formato da curva.

Lembrando que, nesse caso, f ( x ) é um polinômio de grau 4 , então a curva terá um formato mais ou menos parecido com o de uma parábola, por conta do expoente par, beleza? Além disso, por se tratar de um polinômio, ela pode assumir qualquer valor real.

Vamos lá!

Passo 2

Vamos começar fazendo c = - 3 na função, assim vamos ter:

f x = x 4 - 3 x 2 + x

Beleza, agora vamos substituir c = - 2 e c = - 1 :

f x = x 4 - 2 x 2 + x

f x = x 4 - x 2 + x

Da mesma forma, para c = 0 , teremos:

f x = x 4 + x

Para c = 1 , temos:

f x = x 4 + x 2 + x

Para c = 2 , temos:

f x = x 4 + 2 x 2 + x

E para c = 3 , vamos ter:

f x = x 4 + 3 x 2 + x

Beleza! Agora vamos plotar essas funções para ver como a curva se altera.

Passo 3

Com o auxílio de um software, usando as diferentes funções para os diferentes valores de c que calculamos no passo anterior, vamos ter:

Vemos que para c positivo ( c > 0 ) conforme seu valor cresce, a curva vai se aproximando cada vez mais de uma parábola, pois o termo quadrático predomina.

Para c < 0 (negativo), vemos que o formato da curva é alterada com a tendêncida de formação de dois “poços” que serão mais profundos quanto mais negativo for c . Então, ele altera os pontos de mínimo da função e as raízes do polinômio, que são os pontos onde a curva corta o eixo x .

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

c altera os pontos de mínimo do gráfico, à medida que se torna mais negativo e altera a amplitude da curva à medida que se torna mais positivo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva uma equação para a elipse x ² 16 + y ² 9 = 1 ² ² transladada 4 unidades para a esquerda e 3 unidades para cima. Esboce a elipse e identifique seu centro e seu eixo principal.
O exercício a seguir apresenta uma equação de elipse. Coloque a equação no formato padrão e esboce a elipse. x + 1 2 + 2 y 2 = 4
Faça o gráfico das funções f x =x e g x =1 - x juntamente com seus:d) dois quocientes.
Faça o gráfico das funções f x =x e g x =1 - x juntamente com suas:c) duas diferenças.
A figura a seguir mostra o gráfico de y = - x 2 transladado para duas novas posições. Escreva equações para os novos gráficos.